segunda, 24 outubro 2022 14:44

Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações nacionais dedicadas à Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade que se assinala a 24 de outubro, o Município de Oliveira do Hospital através da Equipa “Igualdade Local, Cidadania Responsável” associa-se às comemorações que vão ser dinamizadas a nível nacional com o tema “Vamos diminuir os degraus da desigualdade!”.

Associando-se a este desafio nacional, o Município de Oliveira do Hospital vai promover uma instalação artística, nos Paços do Município, relacionada com o tema proposto bem como a pintura de um mural na cidade; deixando as intervenções em espaço público e de forma visível para o maior número de pessoas possível, permitindo demonstrar as desigualdades ainda existentes entre as mulheres e homens.

As iniciativas acontecerão no dia 31 de outubro e terão a participação dos alunos do ensino secundário da Eptoliva e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, envolvendo-os e despertando o seu sentido crítico e colaborativo para estas realidades que precisam ser combatidas.

A Equipa “Igualdade Local, Cidadania Responsável” está ainda a elaborar um folheto informativo que será distribuído pelas/os alunas/os do concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior, para informação familiar relativa a dados estatísticos comprovativos das diversas desigualdades.

A autarquia de Oliveira do Hospital reponde assim ao repto lançado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) aos Municípios do País para assinalar a efeméride através de uma intervenção de arte urbana que assinale a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens.

A iniciativa, que decorre entre 24 e 31 de outubro, pretende informar os/as cidadãos/cidadãs, sobre estas assimetrias, através dos dados desagregados por sexo, sobre igualdade e não discriminação e mobilizar as e os munícipes para o combate às diversas discriminações, com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação.

Recorde-se que, desde 2010, o Município de Oliveira do Hospital – recentemente distinguido pela segunda vez consecutiva com o “Prémio Viver em Igualdade | Biénio 2022 – 2023” – desenvolve um trabalho contínuo na promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, promovendo diversas iniciativas ao longo do ano e que ganham particular destaque durante o mês de junho, com a comemoração do seu Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de junho.