segunda, 26 setembro 2022 12:01

Município de Oliveira do Hospital assinala arranque do novo Ano Escolar com “aumento significativo” do número de alunos

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, reiterou durante a visita simbólica à EB1 de Travanca de Lagos, no dia 22 de setembro, para assinalar o início do novo ano escolar, que a educação “vai continuar a ser uma prioridade” para o Município.

No ato simbólico, José Francisco Rolo revelou que Oliveira do Hospital arranca o ano letivo 2022/23 com “um aumento significativo” de alunos nos ensinos do pré-escolar e do 1.º ciclo, dando como exemplo a EB1 de Travanca de Lagos, que tem este ano uma nova sala de aula a funcionar, em detrimento dos anos anteriores, onde o número de alunos apenas preenchia uma sala.

Um fator positivo para o concelho, refere, “num momento em que em Portugal inteiro se debate o problema da regressão demográfica e é uma realidade a redução do número de alunos nas escolas”.

Durante a visita a Travanca de Lagos, na companhia da vereadora da Educação, Graça Silva, o presidente da Câmara Municipal referiu ainda que a linha definida para o novo ano escolar foi elaborada “num trabalho conjunto” entre Município e a AEOH, resultante da partilha das competências a decorrer desde o dia 1 de abril.

“Olhamos com esperança para este novo ano letivo e esperamos um trabalho forte, reforçado e em conjunto, atentos às necessidades. Temos um trabalho programado e organizado. E temos uma relação de diálogo e de cooperação permanente, também com o setor social e com as IPSSs”, referiu.

O novo ano escolar em Oliveira do Hospital está também reforçado com “mais oferta educativa e oferece uma vasta gama de escolas”, motivo pelo qual José Francisco Rolo impera a necessidade de definir a educaçao como uma prioridade, a par do investimento na qualidade do ensino”.

Um trabalho para a Câmara Municipal só possível de realizar com “diálogo com as famílias e com os encarregados de educação” e, “naturalmente, fazendo os investimentos físicos na requalificação das escolas e na criação de novas infraestraestruturas”, como o novo Campus Educativo cujas obras estão a decorrer.

Em nome do executivo, o presidente da Câmara afirmou ainda que “a educação vai continuar a ser uma grande prioridade para Oliveira do Hospital”, Município cuja oferta educativa vai desde o pré-escolar até ao ensino superior, no grau de Mestrado, e ao ensino profissional.

José Francisco Rolo deixou ainda a ressalva “do importante apoio de retaguarda” dado pelas juntas de freguesia, “que estão sempre próximas do Município e do agrupamento”, uma vez que, “inevitavelmente e assumidamente, quando se pensa em desenvolvimento e em progresso, também se pensa em capacitação das comunidades”.

Oliveira do Hospital tem atualmente todos os níveis de ensino e 35 estabelecimentos espalhados por todo o território concelhio.

A visita do executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital à EB1 de Travanca de Lagos foi acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia, Nuno Santos, pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, e o diretor adjunto, responsável pelo pré-escolar e 1CEB, Artur Abreu.