sexta, 09 setembro 2022 14:39

Município disponibilizou “Atividades de Verão” para alunos do pré-escolar e do 1.º CEB

Mais de sete dezenas de crianças frequentaram, em agosto, as “Atividades de Verão”, um programa lúdico e pedagógico de ocupação dos tempos livres, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, e dirigido aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) da rede pública de escolas do concelho.

O programa “Atividades de Verão” foi criado e desenvolvido pelo município para a ocupação das crianças fora do período normal de encerramento escolar e assumiu-se como mais uma resposta social da autarquia dirigida às famílias.

Este ano, pela primeira vez extensível à participação dos alunos do 1.º CEB, a iniciativa integrou um total de 73 crianças, com idades entre os 3 e os 10 anos, que durante o mês de agosto ocuparam os dias livres de forma lúdica, diferente e enriquecedora.

As atividades decorreram nas instalações do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e permitiram às crianças desenvolver as capacidades motoras, intelectuais e a criatividade.

O programa foi delineado em parceria entre a autarquia e o AEOH e contemplou diversas atividades como música, leitura, cinema, jogos tradicionais, pintura, culinária, brincadeiras no Parque do Marmelos e mergulhos nas Piscinas Municipais. De referir o envolvimento da equipa técnica da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, bem como de docentes do agrupamento, como a educadora de infância Sofia Pires e o formador Marco Gonçalves.

Também nas Piscinas Municipais, no âmbito do Dia da Juventude, os mais novos participaram em jogos lúdicos e pedagógicos que permitiram, entre outros, conhecer a Linguagem dos Arguinas, e colaborar na pintura de um mural alusivo à data.

Durante o período de funcionamento das “Atividades de Verão” 2022, as crianças estiveram acompanhadas por responsáveis da Câmara Municipal e do AEOH, que auxiliaram nas atividades, segurança e no acompanhamento das refeições dos mais novos.