terça, 23 agosto 2022 11:17

Concerto de Camané encerra "À Beira do Fado"

Camané sobe ao palco do Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, no sábado, dia 27, às 21h30, para um espetáculo único na região, em que o fadista vai estar acompanhado de mais de meia centena de músicos de bandas filarmónicas do concelho e de alunos do ensino articulado e do Conservatório.

O espetáculo, com entrada gratuita, decorre no âmbito da Programação Cultural em Rede “À Beira do Fado” e traz Camané a Oliveira do Hospital para apresentar o novo disco, “Horas Vazias”, num concerto de características únicas, que promete ser um dos maiores eventos do verão em toda a região.

Em palco, o fadista vai estar acompanhado pelos músicos das bandas Filarmónica Avoense, de Avô, e Filarmónica Fidelidade, de Aldeia das Dez, e por alunos das turmas do Ensino Articulado do AEOH – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e do Conservatório de Música de Seia. Em simultâneo, vão interpretar seis temas com Camané.

Os ensaios para este concerto decorrem há um mês no AEOH e são da responsabilidade dos maestros Hélder Abreu e Márcio Silva.

No repertório de “Horas Vazias”, o fadista entrega as palavras e a voz a Amália Rodrigues, Amélia Muge, Maria do Rosário Pedreira, Teresa Muge, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa, João Monge, Jorge Palma, Júlio Dinis, Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho e Vitorino Salomé.

Os temas do novo trabalho discográfico de Camané foram gravados com José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, viola fado, e Carlos Bica, contrabaixo.

O concerto de Camané no Parque do Mandanelho é a última iniciativa no âmbito da programação “À Beira do Fado”, um projeto em rede que junta os municípios de Arganil, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, através de concertos, exposições e palestras, entre outras iniciativas.

Entre os meses de julho e agosto, “À Beira do Fado” deu palco a noites de renome em iniciativas que decorreram em Oliveira do Hospital, Bobadela e Lourosa, numa programação dinâmica, que aliou a tradição à contemporaneidade e na qual se valorizou o território, considerando o papel de destaque dos agentes, grupos e associações culturais locais.