segunda, 01 agosto 2022 11:30

Parque dos Marmelos está aberto ao público

O Parque dos Marmelos, em Oliveira do Hospital, que sofreu obras de requalificação em toda a sua extensão, está aberto ao público.

Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, acompanhado pelo executivo realizou uma visita simbólica ao espaço, momento que contou também com a presença do presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino, elementos do executivo da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, do empreiteiro responsável pela obra, entre outras entidades.

“Assinalamos, este sábado, a abertura simbólica do Parque verde dos Marmelos” referiu na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, dando conta que a inauguração oficial ocorrerá em setembro, com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

O presidente José Francisco Rolo sublinha que “com este espaço verde, Oliveira do Hospital cumpre o desígnio de reforçar os corredores ecológicos urbanos, dotando a cidade do seu segundo pulmão verde, depois do Parque do Mandanelho. Assinale-se que este é um espaço de passeio e fruição que também está dotado de condições para o bem estar animal com a inclusão de um parque canino”.

A requalificação e revitalização do Parque dos Marmelos – localizado junto ao complexo das piscinas municipais e ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital –, visou a melhoria das suas condições de utilização, através da criação de diversas infraestruturas agora ao dispor do público e nesse âmbito o presidente do Município de Oliveira do Hospital deixa o apelo “a um uso cuidado e responsável de um bem que é de todos”.

Recorde-se que a obra abrangeu uma área de cerca de 2,5 hectares com o objetivo de valorizar e recuperar este espaço de grande qualidade ambiental e paisagística, que é um dos principais pulmões verdes da cidade, com vista a torná-lo mais atrativo e com melhores condições de uso para os cidadãos.

A empreitada envolveu um investimento de mais de 800 mil euros e contemplou – entre outros equipamentos – a criação de um edifício multiusos, através da recuperação de uma construção já existente no local, assim como espaços vocacionados para atividades ao ar livre e percursos pedonais que envolvem todo o parque.

Entre as novas atrações que enriquecem esta importante zona verde da cidade, destacam-se, por exemplo, a construção de vários pequenos açudes na ribeira de Cavalos para potencializar os espelhos de água; a implantação de uma zona polivalente com auditório ao ar livre; uma área infantil para apoio a atividades lúdicas, procurando-se assim criar novas dinâmicas de lazer, interação e convívio entre crianças; zona para atividades relacionadas com a prática de skate – neste momento ainda interdita em virtude da necessidade de uma intervenção para efeitos de certificação – e outras atividades desportivas.