quarta, 15 junho 2022 15:24

"Oliveira sai à Rua!" com as Marchas Populares

As Marchas Populares saem à rua no dia 18 de junho, às 21h00, no Parque do Mandanelho, com desfiles infantis e seniores e a Marcha de Alfama como convidada a juntar-se a esta festa, considerada uma das grandes iniciativas do concelho de Oliveira do Hospital.

“Oliveira Sai à Rua!” no evento das Marchas Populares 2022, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com escolas, instituições, o movimento associativo do concelho, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e a GNR e que, este ano, reúne 254 elementos a participar nas marchas infantis e 207 nas marchas seniores e mais de 600 participantes em toda a organização do evento.

Desfilam no Parque do Mandanelho oito marchas. Três marchas infantis, que abrem o certame, e quatro marchas seniores. A convidada Marcha de Alfama, já ambientada à energia de Oliveira do Hospital e conhecida dos Oliveirenses, faz o encerramento do desfile.

Como marchas infantis, participam a Marcha Infantil da FAAD, Marcha Infantil da Obra D. Josefina da Fonseca e a Marcha Infantil do Centro Social e Paroquial Seixo da Beira. O leque das marchas seniores é integrado pela Marcha da ARCIAL a abrir o desfile, a Marcha do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, a EPTO Marcha e a Marcha da Junta de Freguesia de Meruge.

“O meu enaltecimento público a todos os intervenientes nesta festa. As Marchas em Oliveira do Hospital sempre foram marcantes, graças ao dinamismo das nossas instituições e associações, que fizeram, e fazem, deste evento, uma marca que projeta o dinamismo e a vitalidade do concelho e da nossa comunidade”, salientou o presidente do município, José Francisco Rolo.

Para o autarca, a realização do evento este ano é “um ato de coragem”, na era pós-Covid-19, mas ainda em contexto social de pandemia, apelando a que as pessoas adiram à iniciativa, em segurança, e que possam “desfrutar de um grande evento”.

Na apresentação pública, na tarde do dia 14 de junho, no cenário verde e natural do Parque do Mandanelho, José Francisco Rolo reforçou ainda a marca do dinamismo cultural e cívico deixado pelas Marchas, associadas “a uma mensagem de bem-estar e alegria, que usamos também para sensibilizar para as questões da consciência social e da responsabilidade ambiental”.

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, iniciativa que, ano após ano, movimenta milhares de pessoas, continuam, para a vereadora da Cultura do Município, Graça Silva, a ser uma marca do concelho.

“Retomamos este este ano, porque temos a consciência de que somos a força motriz desta iniciativa. Lisboa voltou à Avenida da Liberdade. À semelhança disso, quisemos também retomar. Oliveira sai à rua, com cor e alegria”, disse Graça Silva.

“As pessoas que temos aqui são com quem contamos desde a primeira reunião, em janeiro, quando começamos a manifestar a vontade de realizar o evento. “Aquelas que não conseguiram estar, contamos que estejam no próximo ano”, referiu, deixando assim o repto à participação em 2023.

Para o evento, a Câmara Municipal dispõe de um investimento financeiro de cerca de dez mil euros para apoiar as instituições participantes, a par com todo o apoio logístico. Um apoio que a vereadora considera “imprescindível” para que as entidades participantes “continuem a apostar na qualidade das roupas e das músicas”, ano após ano.

A entrada no Parque do Mandanelho, no dia 18, é gratuita, havendo a habitual bilheteira solidária, cujo valor angariado reverte a favor das entidades participantes.

“Receita que vem reforçar o apoio financeiro da Câmara e que pode ficar já como investimento para a edição do ano que vem. Uma folga merecida e uma forma de os visitantes agradecerem o empenho e o trabalho das marchas participantes”, reforçou Graça Silva.

No palco da festa, a apresentar as Marchas Populares de Oliveira do Hospital estão os apresentadores Ângela Cunha e José Conde. A noite termina com convívio e uma sardinhada.

Aproveite este dia para levar a família e os amigos a petiscar no Parque do Mandanelho e assista à noite mais popular de em Oliveira do Hospital.