quinta, 26 maio 2022 16:18

Novo projeto concretiza ideias e inovação regional

O Município de Oliveira do Hospital dispõe desde o dia 25 de maio de um novo serviço de apoio à concretização de novas ideias e à inovação tecnológica e empresarial, disponível para potenciais empreendedores, empresários e à população em geral.

O “@GIR – Gabinete de Inovação Regional”, foi apresentado no dia 25, numa sessão pública, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é desenvolvida pelo IPC – Instituto Politécnico de Coimbra e pretende trazer a inovação para o território, em parceria com as autarquias e as instituições da região. Em Oliveira do Hospital, este gabinete está instalado na Câmara Municipal.

“Acreditamos neste projeto, porque sabemos que estamos a apoiar uma estrutura que apoia ideias de negócio e isso é fundamental”, frisou o presidente da autarquia, José Francisco Rolo, durante a apresentação.

“Para o município, são importantes ideias de negócio como projetos com mais notoriedade. E por isso é importante este acompanhamento, esta maturidade e esta exigência. Para que estes projetos possam avançar desde logo num patamar mais elevado”.

O autarca considera a mais valia deste serviço num concelho com “características fundamentais e uma longa tradição de pessoas com ideias empreendedoras, que investem ao jeito do ´deixa-me cá tentar a minha sorte`. E depois as coisas acontecem. Temos marcas e produtos lançados, com provas dadas no mercado”.

Para José Francisco Rolo, o sucesso deste projeto passa também pela existência no concelho da ESTGOH - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, “que com a formação de alunos pode servir de base de apoio” e por “outras parcerias, como com a BLC3”.

A CIM – Comunidade Intermunicipal de Coimbra, “assume aqui igual importância”, com “o papel de levar estes projetos às escolas”.

Com o foco no interior, através da criação de espaços para a realização de ações em conjunto, o @GIR tem como missão apoiar a inovação tecnológica e empresarial de base regional, promovendo a ligação do conhecimento à prática, e contribuir para o reforço da competitividade da economia regional.

“Somos um concelho de oportunidades e de pessoas com muita criatividade, que, por vezes, não sabem como aplicar as ideias. É este o projeto que ajuda a levar para o melhor caminho qualquer ideia”, assegurou a vereadora Graça Silva.

Neste sentido, Graça Silva deixou “a ideia” a potenciais empreendedores no âmbito do @GIR, para que “desenvolvam projetos que definam e que respeitem a identidade da nossa terra”.

O Gabinete de Inovação Regional pretende, assim, servir de ligação entre os alunos, a população qualificada desempregada, as empresas e instituições da região e abrindo portas à transferência de conhecimento e ao desenvolvimento de projetos de inovação, através da dinamização de ações de integração no mercado de trabalho.

Mais informações sobre o @GIR – Gabinete de Inovação Regional e apresentações de propostas e ideias no âmbito deste projeto, através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.