segunda, 16 maio 2022 08:47

Campanha “1€ abem:” nas farmácias aderentes do Município de Oliveira do Hospital até 25 de maio

Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os mais vulneráveis na aquisição de medicamentos

Arranca hoje, nas farmácias aderentes do distrito de Coimbra, a angariação de fundos da campanha “1€ abem:”, promovida a favor do Programa abem.

A iniciativa, que decorre até dia 25 maio, convida os portugueses a doarem 1€ ao Fundo Solidário abem.

O montante angariado pela ação será inteiramente aplicado na aquisição de medicamentos, produtos e serviços de saúde para os beneficiários abrangidos pelo programa.

"O Município de Oliveira do Hospital está muito empenhado em apoiar as pessoas e as famílias que mais precisam. Não queremos que ninguém fique para trás, sobretudo quando estão em causa cuidados essenciais, como a saúde dos cidadãos de menores recursos. Juntos somos mais fortes. Junte-se à campanha “1€ abem:”, da Associação Dignitude, para podermos continuar a apoiar quem mais precisa.", convida José Francisco Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

“Ajudar quem mais precisa está na essência das Farmácias desde sempre.

Por esse motivo, as Farmácias do distrito de Coimbra uniram-se para a Campanha 1€ abem. É muito importante dar a mão a quem a vida não deu tantas razões para sorrir”, refere Cristina Gonçalves, farmacêutica na Farmácia Gonçalves (Oliveira do Hospital).

Atualmente, a Rede abem: conta com 20 entidades referenciadoras no distrito de Coimbra.

No distrito, existe ainda uma rede de 101 Farmácias abem: onde os 2.070 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos.

Desde o início do abem, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 121.484 embalagens de medicamentos no distrito de Coimbra no âmbito do Programa.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 16 e 25 de maio, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7 - Via MBWAY: 932 440 068

A Associação Dignitude, promotora do Programa abem, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais.

Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada.

É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias.

Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude.

Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas.

Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento.

Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social.

Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem, bastando apresentá-lo numa farmácia abem, para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados.

A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.

A nível nacional, o Programa já apoiou 28.067 beneficiários de 15.835 famílias, dos quais 13% são crianças. J

Já foram adquiridas, ao abrigo do abem: 1.654.465 embalagens de medicamentos desde o seu início, em maio de 2016*. A avaliação de Impacto social do projeto, segundo a metodologia SROI – Retorno Social do investimento – revela que o Programa gerou nos dois primeiros anos um retorno social de 6,9 milhões de euros, mostrando que cada euro investido teve um impacto social valorizado em 7,8 euros.

* Dados referentes ao mês de abril de 2022