terça, 31 julho 2012 16:07

Gala Social na ExpOH valorizou trabalho das instituições e Banco de Recursos

A terceira noite da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital foi dedicada ao trabalho desenvolvido na área social, quer pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), quer pelo Município de Oliveira do Hospital, através do pelouro de Ação Social.

Foi com este espírito que decorreu a VII edição da EXPO Social, concretizada na promoção de uma Gala Social. Neste Desfile de Moda, os modelos – utentes das várias IPSS concelhias – desfilaram acompanhados por um familiar ou amigo, promovendo-se desta forma os afetos, o diálogo intergeracional e a família no ano em que se assinala o “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”.

Fortemente aplaudidos pelo público presente, os utentes das instituições sociais concelhias – crianças, idosos e cidadãos portadores de deficiência – desfilaram com roupas e acessórios do Banco de Recursos Sociais. Esta iniciativa permitiu igualmente divulgar e valorizar os objetivos desta estrutura que apoia mais de duas centenas de famílias do concelho com vários artigos, como roupa, calçado, utilidades domésticas e alimentos.

Solidariedade foi a palavra mais ouvida na terceira noite da ExpOH e os oliveirenses foram desafiados a participar na recolha de bens alimentares a favor do Banco de Recursos Sociais, que tinha como lema “Traga 1 lt de Esperança, 1 kg de Amor”. Os produtos recolhidos serão distribuídos junto dos agregados familiares apoiados por esta estrutura concelhia.

No Ano Europeu do Envelhecimento Ativo “quisemos juntar as várias gerações por uma causa: ajudar quem precisa”, salientou o vice-presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo. Responsável pelo pelouro da Ação Social, o autarca prestou homenagem “aos que dão apoio nas várias valências das instituições concelhias e ao carinho com o que o fazem”, considerando que se trata de uma “riqueza extraordinária” e um “trabalho impagável”.

Em ano de ExpoSolidária, foi também momento para divulgar os objetivos da Associação Movimento Vida, criada pelo futebolista oliveirense Carlos Martins. No primeiro domingo do certame, a associação promoveu uma recolha de sangue e a inscrição de novos dadores de medula óssea, iniciativa que captou a atenção de cerca de 70 pessoas, e que se repetirá no dia 5 de agosto, último dia da ExpOH.

A este propósito, José Francisco Rolo sublinhou a “grande cadeia de solidariedade nacional que começou a partir de Oliveira do Hospital e que permite poder ajudar quem tem um problema grave”, elogiando a coragem do futebolista e da família ao “dar a cara” quando confrontado com um problema de saúde do filho, permitindo encontrar ajuda para o pequeno Gustavo e aumentar o número de dadores inscritos, os quais poderão ajudar muito mais pessoas.

Foi também por isso que surgiu o Movimento Vida, adiantou António Martins, irmão do jogador internacional. “Ao fazer um pedido público estamos a mobilizar as pessoas, e não podíamos abandonar o barco quando há muitas famílias desesperadas à procura de um dador”, explicou, incentivando as pessoas a estarem presentes no próximo domingo, já que “ser herói está no sangue e é fácil entrar na corrente”.