quinta, 23 dezembro 2021 10:50

Oliveira do Hospital convida a percorrer a Rota dos Presépios e Cepos de Natal

Há dezenas de presépios, por todo o concelho, que podem ser visitados até ao Dia de Reis. O Município de Oliveira do Hospital, em colaboração com as freguesias do concelho, dinamiza a Rota dos Presépios e Cepos de Natal que podem ser apreciados pelos oliveirenses e visitantes até ao próximo dia 6 de janeiro.

Mais de trinta presépios integram esta Rota, distribuídos por várias localidades em 14 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital e resultam da criatividade das entidades envolvidas no planeamento e construção de várias representações daquele que é um dos maior elementos e símbolos da quadra: o Presépio.
Basta seguir a Estrela do Natal e partir à descoberta, em família, desta rota mágica para encontrar os 34 bonitos presépios patentes em diversas localidades nas freguesias: Aldeia das Dez; Alvoco das Várzeas; Avô; Bobadela; Lagares da Beira; Lourosa; Nogueira do Cravo; São Gião; Seixo da Beira; Travanca de Lagos; UF Ervedal e Vila Franca da Beira; UF Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços; UF Penalva de Alva e S. Sebastião da feira; e UF Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira.
Para além disso, e a partir da noite da consoada, também pode ser realizada a Rota dos Cepos de Natal para conhecer os seis cepos que vão arder em algumas localidades do concelho, a saber: Alvoco das Várzeas (Largo da Igreja); Avô; São Gião; Pedras Ruivas e Seixas (Seixo da Beira); e S. Paio de Gramaços. Manda a tradição que na noite de 24 de dezembro, geralmente nos adros das igrejas, seja ateada a enorme fogueira que arde até se consumir por inteiro podendo durar até à entrada do novo ano, e que funciona como ponto de encontro entre as comunidades, iluminando o espaço e aquecendo quem por lá passa.
É de referir ainda que se encontra patente, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva (Bobadela), uma exposição coletiva de presépios que reúne 75 peças do espólio da Câmara Municipal e das coleções pessoais de diversas/os cidadãs/ãos que as cederam temporariamente para figurar nesta mostra que resulta num mosaico de diversidade estética e artística, com presépios nacionais e internacionais. Visitável até 7 de janeiro de 2022, no horário de funcionamento do Museu: terça-feira a domingo das 10H às 13H e das 14H às 18H.
Como assinala a vereadora Graça Silva, com os pelouros da Cultura e do Turismo, trata-se de um projeto de revitalização da tradição cultural, colocando em espaço de visitação não só imagens tradicionais como também diversas variantes criativas em torno daquele que é o símbolo da família nesta quadra natalícia. Além disso é uma excelente oportunidade para explorar o nosso território, visitando não só os presépios e cepos de Natal mas também todo o património histórico, arquitetónico e paisagístico do concelho. Não faltam, por isso, bons motivos para um excelente périplo pela tradição em Oliveira do Hospital, conclui.