segunda, 06 dezembro 2021 17:16

Oliveira do Hospital avança com construção de Centro de Recolha Animal

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de um Centro de Recolha Animal – Canil/Gatil – um equipamento perspetivado para garantir o bem estar e a sanidade animal, assim como a segurança das populações.

O auto de consignação desta obra, com um investimento de cerca de cem mil euros, foi assinado, esta semana, com a empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda e terá um prazo de execução de 120 dias.

As obras vão requalificar as deficitárias instalações já existentes, na Zona Industrial da cidade, conferindo-lhes dimensão, novos serviços e a salubridade que se exige a este tipo de equipamento, do ponto de vista legal mas também ao nível do bem estar e saúde animal.

Assim, serão construídos três edifícios – um canil e um gatil mais um edifício de apoio – com capacidade instalada para recolha e acolhimento de cerca de 40 animais.

José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, explica que se trata de uma obra de responsabilidade e espírito ético, mas também de cumprimento da legislação criada para resolver problemas relacionados com animais errantes, proteção e bem-estar animal.

“É uma obra que vai ser uma realidade a breve prazo” como sublinhou durante a assinatura do auto de consignação o autarca, sublinhando que se tratar de “uma peça” que “encaixa num projeto maior de valorização e de ordenamento desta área da cidade”. Pois, conforme adiantou, nas próximas semanas, serão aceleradas as obras da Zona Industrial que irão redesenhar toda aquela área.

Como explicou também o presidente José Francisco Rolo, a autarquia vai igualmente requalificar todo o espaço da zona envolvente aos Estaleiros Municipais, corporizado através da construção do futuro Centro Municipal de Proteção Civil, obra entretanto adjudicada e que representa um investimento superior a 800 mil euros.

Nuno Ribeiro, vereador com o pelouro Serviços Veterinários e Bem-estar Animal, lembrou que era necessário “assegurar saúde pública, acautelar a questão dos animais errantes e criar melhores condições para os mesmos”, aspetos a que esta obra vem dar resposta.

Na sua opinião, esta obra física terá de ser complementada com cada vez mais ações de sensibilização para a adoção responsável de animais e de campanhas de esterilização.

O Centro de Recolha Animal de Oliveira do Hospital – Canil/Gatil é uma estrutura indispensável para melhorar a resposta do Município de Oliveira do Hospital face aos desafios da saúde pública e bem estar animal, como também assinalou Pedro Couceiro, veterinário do Serviços Veterinários da autarquia, lembrando que este serviço recebe várias solicitações diárias relacionadas com diversas questões, desde a recolha de animais errantes ou de maus tratos.

“Isto implica que tenhamos umas infraestruturas com valências mínimas para que esta estrutura possa funcionar”, concluiu.