quinta, 26 agosto 2021 11:39

Colcurinho Sky Race desafia limites dos participantes no próximo domingo

O Colcurinho Sky Race parte no próximo domingo, dia 31 de outubro, às 9h30, do mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Aldeia das Dez, até ao Monte do Colcurinho, a 1242m de altitude, na Serra do Açor, de onde se avista uma das mais belas paisagens do interior de Portugal. A prova é promovida pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com a Rede de Aldeias do Xisto e o apoio do CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital, da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez e de outras entidades parceiras.

Prova de corrida em montanha, que integra a Taça de Portugal de Sky, o Colcurinho Sky Race conta até ao momento com cerca de 400 inscritos e desenrola-se em três provas: Colcurinho Sky Race de 24km; Mini Colcurinho Sky Race de 12km, e com uma Caminhada de 12km; percorridas em percurso devidamente balizado e marcado, por trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos, single tracks, em respeito pela ética desportiva e pelo meio ambiente.

Com vista privilegiada para a Serra da Estrela, os participantes deste trail de montanha percorrem sítios únicos com a autenticidade do mundo rural e são desafiados pela organização a subirem ao Monte do Colcurinho de onde se avistam paisagens de cortar a respiração.

A prova tem vindo a afirmar-se, ano após ano, como um evento referência na região, merecendo rasgados elogios por parte dos participantes provenientes de vários ponto do país, nomeadamente no que respeita à boa organização e às paisagens deslumbrantes que encontram ao longo do circuito do trail.

Percursos recheados de trilhos técnicos, muitas vezes inacessíveis de qualquer outra forma, sem ser a pé; com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados, desafiam os limites dos participantes.

Com a realização do Colcurinho Sky Race, o Município de Oliveira do Hospital visa incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural. De referir que no domingo, 31 de outubro, a realização da prova é complementada com uma programação cultural durante a manhã, com atuações e animação pelo Grupo de Concertinas e Grupo de Cavaquinhos ACOA, culminando com a realização de um magusto tradicional.

As inscrições para o Colcurinho Sky Race, com kit de participação, podem ser efetuadas online até ao próximo dia 28 de outubro em https://meutempo.pt/prova/inscricoes?Colcurinho2021. O Secretariado funcionará no sábado (30 de outubro) na Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, das 20H30 às 22H00, e no domingo, dia da prova, no Santuário de Nossa Senhora das Preces (Vale de Maceira – Aldeia das Dez) a partir das 7H30.