segunda, 04 outubro 2021 08:12

Autarquia apoia funcionamento das escolas do 1.º CEB e Jardins de Infância

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em reunião do executivo, aprovou a atribuição do apoio ao funcionamento das Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância do concelho, no presente ano letivo 2021/2022. Assim, serão atribuídos 5.526,67 euros ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital correspondentes à primeira tranche para funcionamento no primeiro período do ano letivo, sendo que no final das aulas terão sido transferidos 16.580 euros.

Esta verba para funcionamento das escolas visa apoiar diferentes áreas como atividades de animação e apoio à família, expediente e limpeza, e subsídios aos alunos. Assim, em cada período são atribuídos 10 euros por aluno do JI e 1.º CEB para atividades da escola como visitas de estudo ou fotocópias, entre outros; 150 euros por JI para atividades de animação e apoio à família, destinando-se a materiais de desgaste e outros a utilizar nas atividades a desenvolver; e 80 euros por sala de JI e 1.º CEB para limpeza e manutenção dos espaços.

A Educação é um dos eixos prioritários da autarquia de Oliveira do Hospital que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino e onde tem concretizado um forte investimento nos últimos anos. Como sublinha a vereadora da Educação, Graça Silva, a autarquia tem vindo a concretizar vários investimentos na área da educação, através de diferentes programas e apoios às famílias e à escola pública. São disso exemplo o apoio à aquisição de manuais, fichas de estudo e material escolar; apoio ao funcionamento das atividades de Animação e Componente de Apoio à Família; apoio às Atividades de Verão no pré-escolar; atribuição de bolsas de estudo; alargamento dos transportes gratuitos até ao ensino superior; modernização tecnológica da sala de aula e de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação. Bem como o desenvolvimento de programas específicos como o “Fruta Escolar”, “Escola Feliz” e “Escola + Feliz”; o projeto inovador “Ensinar É Voar”; e ainda a aposta em novas ofertas das AEC como a “Oficina do Território”; atividades de Educação Ambiental e do programa de Empreendedorismo nas Escolas.