quinta, 29 julho 2021 14:24

Câmara Municipal substitui coberturas na Escola 1.º CEB de Oliveira do Hospital

A Escola Básica 1 de Oliveira do Hospital está a ser alvo de obras de requalificação que visam a substituição das coberturas naquele edifício escolar que se encontravam em estado de degradação. A obra decorre a bom ritmo, ficando concluída no mês de agosto, e trata-se de um investimento na ordem dos 102 mil euros, com financiamento obtido através do Centro2020.

A presente intervenção neste edifício escolar contempla a substituição das coberturas com a finalidade de remover todos os elementos pré-fabricados constituídos por fibrocimento, essencialmente ao nível de: remoção de todos os elementos pré-fabricados constituídos por fibrocimento com amianto das coberturas e substituição por chapas de naturocimento; e substituição da cobertura dos passadiços.

Assim, a intervenção vai permitir eliminar o estado de degradação e desconforto, melhorando as condições de segurança e saúde ao eliminar fatores potencialmente prejudiciais para a saúde humana e o ambiente, associados à existência de materiais com amianto na sua composição.

Por outro lado, em fase de conclusão está também a empreitada de requalificação da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, um investimento que ascende a 1.306.508,37 euros.

Trata-se de uma intervenção generalizada a todo o complexo escolar através de obras de requalificação e beneficiação nos diversos edifícios, que consistem na remoção de todos os elementos pré-fabricados constituídos por fibrocimento com amianto existentes nas coberturas, com colocação de chapas metálicas sanduiche, na reabilitação de algumas instalações sanitárias que estão com deficiente funcionamento, na substituição de todos os vãos envidraçados e claraboias, na reabilitação de fachadas e realização de pinturas, incluindo isolamento térmico das fachadas nos pavilhões A,D e H e na colocação de painéis solares para aquecimento de águas quentes sanitárias.

As obras na escola do 1.º CEB da cidade e na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital são mais dois exemplos de investimentos em infraestruturas escolares levados a cabo pelo Município de Oliveira do Hospital.

Obras que conferem modernidade e conforto aos dois espaços e que sobretudo contribuem para a qualidade de vida, colocando termo ao problema do amianto em ambiente escolar, situação que há muito preocupava o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino e o seu executivo, e que reivindicava em consonância com a comunidade educativa.