quarta, 21 julho 2021 08:09

V Festival Municipal da Canção proporcionou uma noite de talentos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dinamizou no sábado, 17 de julho, a quinta edição do Festival Municipal da Canção que privilegiou, como tema, os autores e cantores da música portuguesa. Pelo palco instalado na Central de Camionagem passaram pequenos grandes talentos que deslumbraram o público com as suas vozes e interpretações brilhantes arrancando fortes aplausos.

Dirigido às crianças e jovens entre os 5 e os 15 anos, o espetáculo contou com a participação de 16 participantes que interpretaram um total de doze canções. Os pequenos grandes cantores atuaram, individualmente, em dueto e trio, divididos em dois escalões: infantil (5 aos 10 anos); juvenil (11 aos 15 anos).

Gabriela Santos Carvalho foi a vencedora no escalão infantil com a interpretação do tema “João” de Luísa Sobral. Em segundo lugar ficaram classificadas as irmãs Letícia e Lara Dinis Marques que subiram ao palco com a música “Sei Lá” de Bárbara Tinoco; e em terceiro lugar, a Alice Moura Gomes que interpretou o tema “Guitarra Mágica” de Filipa Nascimento (Mel).

Já no escalão juvenil a vitória sorriu à Madalena Santos Costa que que interpretou “Eu Sei” de Sara Tavares. Maria Júlia Monteiro cantou “Gaivota” dos Amália Hoje e arrecadou o segundo lugar e no terceiro ficou classificada Sofia Oliveira Fonseca que encantou com “Canção do Mar”, êxito de Dulce Pontes.

Coube ao júri – constituído por Pedro Ferreira, compositor dos Anaquim e júri residente da Convocatória Aberta, um programa da Coimbra Região de Cultura; Daniel Gonçalves, professor e maestro; e Ana Rodrigues em representação da Câmara Municipal – a difícil tarefa de avaliar os intérpretes das doze músicas a concurso, de acordo com os critérios definidos pelo regulamento: afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco. Foram atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada escalão sendo que todos os concorrentes recebem um certificado e um prémio de participação.

Os participantes foram acompanhados por música ao vivo para fazerem as suas interpretações musicais com a banda STIV e som do Grupo AF e coube à vencedora da última edição, no escalão infantil, Maria Cruz abrir o espetáculo.

Promovido, anualmente, pelo Município de Oliveira do Hospital, o Festival Municipal da Canção visa sensibilizar e motivar as crianças para a música.

Município de Oliveira do Hospital, 20 de julho de 2021