sexta, 25 junho 2021 08:49

Exposição “A Arte e a Vida. Reflexões.” no Centro de Vacinação de Oliveira do Hospital

No âmbito do Montanhas d´Artes- Festival de Artes de Oliveira do Hospital, que teve início a 23 de abril, estão a decorrer várias exposições itinerantes através da constituição de diferentes núcleos de obras.

Esta itinerância tem como objetivo principal apresentar a arte a públicos menos centrais, assegurando a sua divulgação e o seu usufruto, através da extensão de lugares de arte, acessíveis a todos.

O Centro de Vacinação de Oliveira do Hospital é um dos locais escolhidos para acolher uma das itinerâncias, com a exposição “A Arte e a Vida. Reflexões.” que tem a curadoria de Graça Silva, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e que resulta da sua visão de um conjunto de obras apresentadas no âmbito da 1ª Edição do festival.

A arte como elemento apaziguador e de esperança ocupa um lugar na vida de todos nós, a arte contemporânea coexiste e constrói o presente.

Estudos da Organização Mundial de Saúde demonstraram que trazer arte para a vida das pessoas oferece uma “dimensão adicional” de como é possível melhorar a saúde física e mental.

Numa ocasião em que a vacina para a Covid-19 nos enche de esperança de que derrotaremos esta pandemia, a arte plástica está presente neste momento da vida dos cidadãos e a sua disponibilização no Centro de Vacinação de Oliveira do Hospital, com a exposição “A Arte e a Vida. Reflexões.” pretende, através da sua fruição, ser um tributo de fé e confiança no futuro, como nos assinala a vereadora Graça Silva.

Estão representadas obras selecionadas dos artistas Aurora Bernardo, Eduarda Ferreira, FMaria Rosa, Gira, Isabel Castelo Branco, Lénon B, e Odete Pinheiro.