quinta, 20 maio 2021 15:05

Município de Oliveira do Hospital investe no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) está a investir no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro com largadas de parasitoides (Torymus sinensi).

Na luta biológica contra esta praga, a CMOH efetuou nove largadas do parasitoide em locais do concelho com maior concentração de castanheiros.

Note-se que esta praga, induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, provoca a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha ou até conduzir ao declínio e morte dos castanheiros.

Consciente da importância do castanheiro para a economia local, este é mais um investimento municipal na floresta e no uso múltiplo, assim como na defesa dos produtos endógenos, como é o caso da castanha.

A vespa da galha do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus yasumatsu) é um inseto minúsculo, originário da China, que ataca os castanheiros, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas.