segunda, 22 março 2021 14:50

Oliveira do Hospital comemora 47.º aniversário do 25 de abril

O Município de Oliveira do Hospital assinala, durante os próximos dias, o 47.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com a dinamização de várias iniciativas cujo ponto alto acontece com a sessão solene evocativa, no domingo a partir das 10H30 nos Paços do Município, antecedida pelo hastear da bandeira com interpretação do Hino Nacional com guarda de honra.

A sessão contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, da presidente da Assembleia Municipal, Dulce Pássaro, e dos representantes dos partidos com representação na Assembleia Municipal.

Durante a mesma, que decorrerá de forma presencial com o cumprimento das regras da DGS e será transmitida nos canais de comunicação da autarquia, terão lugar alguns apontamentos musicais com os jovens Rafael Abrantes e Ângelo Miguel.

Durante o dia, no Largo Ribeiro do Amaral e no Jardim Oliveira Mano, os munícipes podem visitar a exposição temática infantil “25 de Abril, 32 Anos, 32 Perguntas” e do livro “O Tesouro”; bem como os trabalhos dos artistas residentes que estão, durante o fim de semana, a participar no Montanhas d’Artes – Festival de Artes de Oliveira do Hospital.

Do programa comemorativo faz parte também um concerto da Orquestra Sem Fronteiras no dia 24 de abril, às 21H00, na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital (e que terá transmissão ao vivo na página de facebook da autarquia).

Este concerto de primavera assinala a estreia nacional e europeia da obra Letters to Friends, de Giya Kancheli, interpretada pelo solista André Gaio Pereira.

Do programa faz parte também a Serenata para Cordas de Tchaikovsky, sendo que a entrada para este concerto é livre, mas sujeita ao levantamento prévio de bilhete na receção da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

A Orquestra Sem Fronteiras, que tem direção de Martim Sousa Tavares, foi fundada em Idanha-a-Nova em 2019 e tem como missão a promoção do talento jovem nacional, agrupando músicos naturais e residentes no interior do nosso país, ao mesmo tempo que investe na descentralização da programação cultural.

Até ao final do mês estão patentes diversas exposições temáticas nas escolas do concelho bem como no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, que este ano assinala 16 anos de atividade.

Também as Bibliotecas Públicas Municipais se encontram a dinamizar diversas iniciativas relacionadas com a Revolução dos Cravos dirigidas aos públicos de todas as idades. Destaque para os vídeos das leituras diárias “30 leituras, 3 gerações” (que podem ser acompanhadas na página de facebook Rede de Bibliotecas de Oliveira do Hospital); as “Leituras da Liberdade” na Rádio Boa Nova ou as Leituras encenadas com a professora Ana Reis no âmbito do projeto Biblioteca no Lar.

De referir ainda que entre os dias 23 e 25 de abril se realiza a 1.ª edição do Montanhas d’Artes – Festival de Artes de Oliveira do Hospital, promovido pela Liga de Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, a Associação de Arte e Imagem de Seia, a Cooperativa Cultural Artistas de Gaia, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

O Festival surge no seguimento da Exposição Coletiva de Artes Plásticas, promovida pela autarquia desde 2014, e durante o fim de semana celebrará as artes plásticas com uma vasta programação que inclui uma exposição coletiva, performances e residências artísticas.

Consulte AQUI o Programa das Comemorações