quarta, 14 abril 2021 16:17

Município de Oliveira do Hospital aumenta capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19

O Centro de Vacinação Covid-19, instalado pela Câmara Municipal nos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, passa a funcionar, a partir desta quinta feira, dia 15 de Abril, no salão nobre daquela instituição.

Com esta deslocalização da infraestrutura, pretende-se aumentar a capacidade de resposta deste centro ao nível da vacinação, tendo em conta o expetável aumento do número de doses de vacinas que o país vai receber.

O novo espaço, onde só devem dirigir-se as pessoas convocadas pelo SNS para a toma da vacina, vai permitir aumentar o número de postos de vacinação e de gabinetes de apoio e, ainda, a ampliação da sala de recobro.

Esta fase de vacinação, que agora arranca, destina-se a pessoas dos 65 aos 79 anos, num trabalho desenvolvido pelo Centro de Saúde local em estreita colaboração com a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

Tendo em conta a distância de algumas freguesias da sede de concelho e sobretudo a faixa etária da população que vai ser vacinada – vão continuar a ser chamadas pessoas maiores de 80 anos que, por, impossibilidade de contacto, ainda não receberam a vacina – o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, frisa que o Município de Oliveira do Hospital continuará a disponibilizar os transportes a todos os munícipes que necessitem de se deslocar até ao centro de vacinação.

As pessoas com sintomas de covid-19, que estejam infetadas com o vírus SARS-CoV-2 ou em isolamento profilático não devem ser vacinadas nem se dirigir aos pontos de vacinação.

As pessoas em isolamento profilático que não desenvolvam covid-19 devem ser vacinadas após o cumprimento desse período.

No caso das vacinas com duas doses - as que estão atualmente a ser administradas em Portugal –, as pessoas que são diagnosticadas com infeção por SARS-CoV-2 após a primeira toma, não devem ser vacinadas com a segunda dose.

A convocatória das pessoas será preferencialmente feita por mensagem SMS, sempre que haja informação do número de telemóvel do utente no sistema RNU.

As mensagens do número 2424 que os utentes vão receber vão questionar sobre a sua disponibilidade para se ser vacinado numa data, hora e local preciso.

A essa informação os utentes devem responder ‘Sim’, confirmando plenamente os dados do agendamento, ou ‘Não’, resposta que origina o envio de uma segunda mensagem de telemóvel com nova proposta de agendamento.

O mesmo acontece se o utente não responder.

Na ausência de resposta ao SMS ou havendo recusa das propostas de agendamento, os utentes serão contactados telefonicamente, pelos centros de saúde, para encontrar uma alternativa de agendamento, ou, na impossibilidade do contacto telefónico, será enviada uma carta.

Na véspera da data marcada para a vacinação é enviado um SMS a lembrar o agendamento.

O agendamento da segunda dose da vacina é feito no momento da primeira toma.

SIMULADOR SNS | Quando posso ser vacinado?