quinta, 01 abril 2021 14:20

Município de Oliveira do Hospital entrega unidade móvel de saúde ao Centro de Saúde

O Município de Oliveira do Hospital entregou, dia 30 de março, uma unidade móvel de saúde ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

A viatura, 100% elétrica, está adaptada para prestar cuidados de saúde à população, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis e que se encontram mais distantes do Centro de Saúde ou que apresentam maiores dificuldades de transporte e mobilidade, como a população idosa.

São essas mais valias que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, destacou esta manhã na breve sessão de entrega das chaves da viatura, que contou com a presença de profissionais do Centro de Saúde local e da presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques.

O autarca sublinhou a importância deste programa da CIM Região de Coimbra - “Região de Coimbra + PROXIMIDADE” - através do qual “podemos ajudar as pessoas que estão mais afastadas da cidade, dotando o centro de saúde de mais meios.

É fundamental que as pessoas tenham acesso aos cuidados de saúde, principalmente as mais frágeis e com menos meios”, frisou.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino deixou também um agradecimento a todos os profissionais do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, congratulando-se pelo trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido, nomeadamente na execução do plano de vacinação da Covid-19.

“Tem existido um grande trabalho de cooperação, entre a Câmara Municipal e o Centro de Saúde”, referiu o presidente oliveirense, que disse também “apreciar a atitude e o trabalho” conduzido pela presidente da ARSC na atual situação pandémica, “que tem sido dura para todos”.

Esta Unidade Móvel de Saúde (UMS) foi adquirida no âmbito do projeto "Região de Coimbra + PROXIMIDADE", que une a CIM Região de Coimbra, os seus municípios, a ARS Centro e os Agrupamentos de Centros de Saúde.

O projeto visa fornecer a todos os municípios da Região de Coimbra uma UMS e foi objeto de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020 e FEDER, com um investimento total de mais de 560 mil euros.

Nos termos do protocolo de cooperação estabelecido, compete ao Centro de Saúde assegurar o pessoal de enfermagem, material médico cirúrgico e de consumo clínico, ficando o Município de Oliveira do Hospital responsável por disponibilizar a viatura e pagar as despesas de seguro e imposto de circulação.

A viatura elétrica de passageiros de cinco lugares inclui uma bancada de trabalho, contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares, sistema de fixação dos equipamentos, um dispensador de gel desinfetante, um nebulizador ultrassónico, um aspirador de secreções e um monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro.

Trata-se de um equipamento que vem melhorar a qualidade assistencial de proximidade nos cuidados de saúde, nomeadamente domiciliário, como assinalou o médico Marco Oliveira do Conselho Técnico do Centro de Saúde.

Satisfeita com a dinâmica que pôde verificar no funcionamento desta unidade de saúde, com consultas presenciais a decorrer apesar das restrições impostas pela pandemia, Rosa Reis Marques, presidente da ARSC entende que “esta viatura é fundamental para esta proximidade que se pretende assegurar entre utente e médico”, agradecendo à Câmara Municipal “pela unidade móvel e por todo o trabalho que tem feito”.

Para a responsável, este é um “projeto muito significativo” na CIM Região de Coimbra e nas suas Unidades de Cuidados de Saúde e que está a ser replicado por outras comunidades intermunicipais.

“É um exemplo que deu frutos e que está a ser seguido na região”, congratulou-se Rosa Reis Marques, que agradeceu também o empenho da autarquia oliveirense na criação de condições para a equipa de Saúde Mental, conferindo maior acessibilidade das consultas às pessoas.

“A proximidade é muito importante, bem como a boa gestão de equipamentos e criação de boas dinâmicas em que todos contribuem para a solução em prol da população”, concluiu.