terça, 10 julho 2012 08:12

Ervedal da Beira inaugurou 'cartão de visita'

No fim de semana em que se assinalava a festa da freguesia, Ervedal da Beira assistiu à inauguração da requalificação do Jardim António Correia Gouveia e da Avenida D. Manuel I. Esta obra, realizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, representa um investimento de 500 mil euros, verba comparticipada em 80 por cento pelo QREN.

Na inauguração do espaço que o presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Carvalheira, considerou como o “cartão de visita” daquele território, este responsável saudou o investimento e a “particular atenção” do executivo camarário para com aquela freguesia e restante região da Cordinha.

Satisfeito pela 'cara' renovada que a freguesia agora possui, Carlos Maia, congratulou-se pela concretização desta obra, notando que “quando há vontade política conseguimos ultrapassar os problemas. Depois da Escola da Cordinha este é o segundo maior investimento municipal na freguesia, em termos de valor, e concretizado em tão pouco tempo”, frisou o presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira.

Na sua terra natal, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital recordou todos os que têm contribuído para o desenvolvimento da freguesia ao longo da sua história, antes de referir que no seu mandato “as obras mais importante que têm sido feito não são as obras físicas, que também são necessárias, mas o trabalho de ajudar as pessoas que passam fome, que perdem os seus empregos ou estão em risco de serem despejadas das suas casas”.

José Carlos Alexandrino falou ainda do “grande alcance da democracia em Oliveira do Hospital” referindo-se à nova política que foi implementada pelo seu executivo no que diz respeito à distribuição de verbas pelas freguesias, com critérios claros e iguais, permitindo a cada presidente de Junta uma autonomia na aplicação de dinheiros e concretização de investimentos tendo em vista a melhoria das condições de vida das populações. Uma opção que se justifica porque “o território tem de ser coeso senão desertifica”. O autarca acrescentou ainda sentir-se honrado porque “o concelho de Oliveira do Hospital teve oito milhões de euros que foi buscar ao QREN, mas para o dinheiro vir foi preciso lutar”.

No mesmo dia foi ainda apresentada a 2.ª edição do livro “Ervedal de Outros Tempos”, produto de uma conferência de Sebastião Ferrão de Melo Júnior, proferida em 1949, no âmbito das festas setembrinas. Editado originalmente pela Liga de Melhoramentos da Freguesia de Ervedal da Beira, o documento histórico regressa agora à casa de todos os ervedalenses numa edição com a chancela do município oliveirense.