segunda, 28 dezembro 2020 11:02

Oliveira do Hospital renova Bandeira Verde ECOXXI e melhora classificação: é o 2.º município melhor classificado na CIM Região de Coimbra

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece publicamente a adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal.

Em 2020, Oliveira do Hospital alcançou o melhor resultado de sempre, com 75,2% de pontuação, e classificou-se no 2.º lugar entre os municípios da CIM Região de Coimbra, vendo-lhe ser atribuída esta Bandeira Verde, numa cerimónia que decorreu, na passada semana, online em virtude da pandemia que atravessamos.

O ECO XXI avalia e reconhece o desempenho do município na construção da sustentabilidade e com este galardão, Oliveira do Hospital obtém a menção de “Município Verde Sustentável”.

A melhorar os resultados de edição para edição, o Município oliveirense, que vem sendo galardoado desde 2013, vai assim hastear novamente o galardão da sustentabilidade junto dos Paços do Município, em cerimónia a decorrer no próximo mês de janeiro.

Refira-se que o galardão distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental”.

Em causa está a avaliação de 21 indicadores que evidenciam boas práticas de sustentabilidade.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital, para além de ter aumentado a sua pontuação global nesta sétima candidatura obteve também destaque nacional em vários indicadores.

Nesse sentido, e de acordo com a ABAE, é um dos municípios que figura no 'Top + de vários indicadores, a saber: “Promoção da Educação Ambiental”; “Transparência, Digitalização e Conectividade”; “Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável”; “Saúde e Bem-Estar” (indicador novo); “Gestão e Conservação da Floresta”; e “Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável”.

Este resultado reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital, na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida – facto que tem sido elogiado e reconhecido, sucessivamente, por diferentes entidades externas.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, a renovação desta Bandeira Verde “é um compromisso com as novas gerações para o uso sustentável dos recursos, um compromisso com a cidadania ativa. É um compromisso firme com a sustentabilidade e o futuro, um reconhecimento das boas práticas da comunidade Oliveirense. O prémio é, pois, dos cidadãos e das Instituições, agora é continuarmos o bom ritmo das melhorias”, sublinha o autarca.