domingo, 02 agosto 2020 14:33

Município de Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal de 7 de Outubro

O Município de Oliveira do Hospital comemora, dia 7 de outubro, o seu feriado municipal, com a realização de uma sessão solene comemorativa, que contará com a presença da presidente da CCDR-Centro, Isabel Damasceno, e onde serão entregues os galardões municipais a cidadãos e empresários concelhios cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

A cerimónia, que este ano decorrerá numa versão minimalista, em consequência da pandemia da Covid-19, terá início, por volta das 10h00, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, e contará também com a tradicional entrega dos Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacaram no ensino secundário, profissional e superior, no ano letivo 2019/20.

Este ano, serão homenageados com a Medalha de Mérito Municipal Raul Duarte, um dos fundadores da Associação de Melhoramentos da Póvoa das Quartas, que aos 90 anos ainda continua em funções, constituindo por isso um grande exemplo de altruísmo e de devoção pelo associativismo; o Restaurante Casa dos Frangos, uma grande marca e uma casa de referência de Oliveira do Hospital que no passado dia 1 de outubro completou 50 anos de existência; Orlando Lopes Gouveia, um dos principais empresários da Região Centro do ramo alimentar, sobretudo, na área da indústria de produtos congelados, que atualmente emprega cerca de 150 pessoas e, ainda, António de Sousa Martins, um empresário que se tem destacado na valorização da riqueza dos sabores genuínos da Serra da Estrela, transformando-os em produtos tradicionais que têm conquistado o mercado nacional e internacional.

No final da cerimónia, será inaugurada oficialmente a empreitada de “Requalificação e Beneficiação da Área Norte da Cidade de Oliveira do Hospital”.

Em causa está um investimento de cerca de 750 mil euros, que visou essencialmente qualificar toda a zona com a dotação de áreas de circulação automóveis e a criação de 150 estacionamentos para automóveis ligeiros e 12 lugares num parqueamento para veículos pesados.

Na zona do cemitério, foi criada uma área com instalações sanitárias e arrumos, assim como parque de estacionamento de apoio.

Junto ao pavilhão municipal, encontra-se um belo miradouro, de onde se alcança uma das mais belas vistas de Oliveira do Hospital para o Planalto Beirão.

As comemorações do feriado municipal iniciaram-se no dia 2 de outubro com a partida da edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta.

No dia 5 de outubro, dia da Implantação da República, a data será assinalada, às 10h00, com uma exposição virtual intitulada “Presidentes da República”, que estará disponível no site https://exposicoescmoh.wixsite.com/presidentesrepublica.

Às 15h00, será transmitida online a gravação da performance Sereno, de Leandro Araújo com o Rancho Folclórico Rosas de Vila Franca.

No dia 6 de outubro, é inaugurada às 17h00, nos Paços do Município, a exposição de fotografia “Oliveira do Hospital – A Lente do Tempo", do Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital.