quarta, 13 maio 2020 14:49

Município de Oliveira do Hospital disponibiliza computadores e internet a alunos do concelho

O Município de Oliveira do Hospital disponibilizou computadores e ligações à internet aos alunos do concelho para que possam ter acesso às aulas que, neste terceiro período, estão a ser realizadas online devido ao cenário da pandemia da Covid-19 que atravessamos.

Numa primeira fase a autarquia cedeu 16 computadores portáteis e 7 computadores fixos aos alunos.

Entretanto, na segunda fase desta medida a autarquia emprestou mais 20 computadores fixos, 20 webcams e 40 acessos de banda larga móvel, com fidelização de três meses e plafond mensal de 60GB, incluindo o fornecimento de equipamento router portátil 4G com hotspot Wi-Fi.

A medida, com caráter de empréstimo, pretende criar a maior igualdade possível das condições de acesso ao ensino, e vem dar resposta à situação da pandemia Covid-19 que continua a exigir o encerramento das escolas e a condicionar fortemente o funcionamento do ano letivo 2020/2021.

Os equipamentos foram disponibilizados através de protocolo de comodato entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) sendo que a aquisição corresponde ao levantamento de necessidades que o AEOH fez chegar à autarquia, após verificar se os alunos dispunham ou não, em sua casa, de meios digitais que proporcionem melhores recursos de ensino à distância.

Esta é mais uma medida de apoio social, na área da Educação, às famílias e em particular aos alunos permitindo-lhes acompanhar as aulas neste novo modelo de ensino à distância, como assinala a vereadora da Educação, Graça Silva.

De referir ainda que o serviço de informática da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apoiou também as Juntas de Freguesia na preparação de equipamento informático para empréstimo aos alunos daquelas freguesias.