quinta, 23 abril 2020 13:41

Covid-19: Município de Oliveira do Hospital disponibiliza linha de apoio psicológico

No âmbito da atual situação de pandemia determinada pela Covid-19, o Município de Oliveira do Hospital acaba de reforçar o apoio psicológico disponibilizado através do Gabinete de Ação Social e Saúde (GASS) e do Gabinete de Gestão Covid-19.

Com uma equipa de psicólogos reforçada, a linha de apoio psicológico disponível através dos contatos telefónicos 238 605 268 e 238 605 269, funcionará das 9H00 às 17H00.

Há a possibilidade da extensão deste apoio psicológico até às 19H00 sujeito a marcação prévia, ampliando os períodos de apoio psicológico.

“Estamos deste lado para o informar, escutar e apoiar” é o princípio que está subjacente a esta linha de apoio do Município de Oliveira do Hospital que está em sintonia com aquelas que são as indicações das autoridades nacionais de saúde através do Programa Nacional para a Saúde Mental.

Num momento em que a Saúde Mental assume particular relevância no bem-estar da população e das comunidades, a Câmara Municipal entende ser de capital importância proporcionar respostas nesta área à população oliveirense como complementaridade também daquelas que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e da Direcção Geral de Saúde - recorde-se que a tutela lançou recentemente um microsite (https://saudemental.covid19.min-saude.pt/) dedicado à área da saúde mental com toda a informação relevante sobre o tema.

É de relevar ainda o trabalho desenvolvido pelo CLDS4G no âmbito da intervenção da Equipa de Apoio e Resposta Rápida (EARR) que tem feito o acompanhamento no território do concelho de Oliveira do Hospital indo ao encontro das pessoas nas suas residências, priorizando os cidadãos e famílias geograficamente mais isoladas, famílias economicamente vulneráveis e com crianças em casa. Um trabalho que tem sido feito em articulação com o Gabinete de Ação Social e Saúde do Município, com a Equipa de Saúde Mental Comunitária, coordenada pela médica psiquiatra Célia Gonçalves e com a RLIS - Serviço de Atendimento Social.

Nas últimas semanas, o Município de Oliveira do Hospital tem garantido o apoio a um conjunto de famílias e cidadãos que se encontram em situação de maior fragilidade, nomeadamente com medicamentos e bens alimentares de primeira necessidade.

Refira-se que no âmbito destas ajudas à população mais carenciada, a autarquia oliveirense está a disponibilizar ajuda alimentar a 93 agregados familiares sinalizados e que são beneficiários do Banco de Recursos Sociais, representando um total de 201 pessoas incluindo crianças.

O Município de Oliveira do Hospital agradece também o relevante donativo para o Banco de Recursos Sociais entregue recentemente pela empresa Quinta de Jugais que doou um conjunto de bens alimentares para as famílias beneficiárias daquela estrutura de apoio social.