quinta, 16 abril 2020 15:11

Município de Oliveira do Hospital comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas virtuais

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no próximo sábado, dia 18 de abril, o Município de Oliveira do Hospital aceitou – uma vez mais – o convite da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), no sentido de levar a cabo diversas iniciativas de promoção, divulgação e valorização do património municipal.

Nesta senda, e de acordo com o tema proposto pela DGPC “Património Partilhado - Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada”, o Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar, sábado, nas suas redes sociais, visitas virtuais, através de fotografias a 360º, do Património de Interesse Nacional: Capela dos Ferreiros; Igreja Moçárabe de Lourosa e Ruínas Romanas de Bobadela.

Para celebrar o património, será também disponibilizado online, em quatro línguas, o filme “Splendidíssima Civitas”, que em 2018 foi distinguido, em Itália, no Festival Internacional de Cinema Documental, obtendo o segundo lugar do “Premio Archeoclub D’Italia”, atribuído pelo público aos filmes que melhor comunicam o conhecimento.

O filme premiado consiste num documentário, realizado por Ruy Pedro Lamy, da Arqueohoje, que revela a importância da atual aldeia de Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, na época romana: há cerca de 2.000 anos foi cidade, sendo então designada como “Splendidissima Civitas”.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do património nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Por fim, uma última nota de agradecimento a todos os oradores que iriam marcar presença esta sexta feira, 17 de abril, no II Colóquio “Terras de Ulvária” e que face à pandemia que estamos a viver não se realizará.

Assim, o Município de Oliveira do Hospital agradece à Dra. Lídia Fernandes, Coordenadora do Museu de Lisboa, Teatro Romano; ao Dr. Rodolfo Feio, do Centro História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra; à Dra. Carmen Soares, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; ao Dr. Manuel Luís Real; à Dra. Suzana Menezes, Diretora Regional da Cultura do Centro e à Dra. Clara Portas, arqueóloga.