sexta, 27 dezembro 2019 10:26

Escavações arqueológicas na Bobadela envolvem alunos

Teve início, dia 26 de dezembro, o projeto de escavações arqueológicas nas Ruínas Romanas da Bobadela, no Município de Oliveira do Hospital.

A ação enquadra-se numa candidatura denominada PIPA – Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia.

Tem a duração de quatro anos renováveis e teve as devidas aprovações da Direção Geral do Património Cultural (D.G.P.C) e da Direção Regional da Cultura do Centro (D.R.C.C).

É promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e tem como consultor cientifico o Doutor Pedro C. Carvalho da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O projeto é coordenado pelo arqueólogo Rui Silva, do Município de Oliveira do Hospital.

Para este projeto, definiram-se os seguintes princípios:

- O pedagógico, que passa por incutir nos miúdos e graúdos participantes — e «aprendizes de arqueólogos» — o gosto por visitarem e interpretarem, futuramente, outros núcleos arqueológicos, assim como a determinação, decerto agora mais esclarecida, para se envolverem em ações cívicas de preservação do património histórico-cultural;

- O científico e arqueológico, que pretendeu divulgar aspetos da nossa história que remonta à época pré-romana e romana, mas também conhecer e praticar métodos e técnicas de prospeção e escavação arqueológicas;

- O cultural, em que se desejou consciencializar os jovens e menos jovens para o estudo, preservação e divulgação do património, e conjuntamente dinamizar o núcleo histórico de Bobadela, onde, pese embora o caráter temporário das escavações arqueológicas, se pode conceber um novo espaço museológico, visitável, no centro ou nas cercanias das suas ruínas.

É também objetivo identificar mais algumas peças do complexo "puzzle" desta cidade romana da Bobadela que alguém apelidou de “Splendidissima Civitas”, a esplêndida cidade.

Agradecimentos: Junta de Freguesia de Bobadela | Proprietário do Terreno: Sr. Carlos Godinho.