quinta, 26 dezembro 2019 17:57

Município de Oliveira do Hospital apoia apicultores com alimentação para duas mil colmeias

O Município de Oliveira do Hospital distribuiu na semana passada 7.572 quilos de alimentação artificial para cerca de duas mil colmeias pertencentes a 48 apicultores registados no concelho.

A iniciativa visa apoiar o setor da apicultura, que ainda sofre as consequências do incêndio de 15 de Outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal deste município.

Consciente da importância das abelhas no ecossistema, o Município de Oliveira do Hospital tem estado muito atento aos problemas dos apicultores que, de certa forma, continuam a ver as suas abelhas privadas de alimento em virtude da destruição da flora pelos incêndios.

A distribuição foi feita de acordo com o número de colmeias registadas por apicultor, sendo que a quantidade mínima distribuída foi de 8 quilos no alimento sólido e 5 kg no alimento líquido; já a quantidade máxima foi de 2006 kg no alimento sólido e 332 kg no líquido.

Sublinhe-se que esta distribuição de alimento artificial irá ajudar, durante alguns meses, os apicultores a alimentar as suas colónias.

Com este apoio o Município de Oliveira do Hospital está a contribuir não só para estimular a produção de mel, mas também para reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas. Note-se ainda que o Município de Oliveira do Hospital tem estado também a tentar solucionar os problemas que a vespa velutina está a causar na apicultura, tendo aprovado recentemente, através do Fundo Florestal Permanente, uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos da vespa velutina.

Sublinhe-se que o Município de Oliveira Hospital destruiu, até à presente data, mais de 500 ninhos de vespa velutina, habitualmente designada como vespa asiática.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.