domingo, 08 setembro 2019 17:22

Município de Oliveira do Hospital organiza Encontro Concelhio de Boccia Sénior

No próximo dia 1 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, o Município de Oliveira do Hospital promove um Encontro Concelhio de Boccia Sénior.

A iniciativa acontece no Pavilhão Municipal, a partir das 10H00, e irá juntar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e lares privados do concelho onde esta modalidade é praticada pelos seus utentes.

Encontram-se inscritas, até ao momento, 20 equipas que reúnem sete dezenas de idosos de 15 instituições concelhias.

Desde meados de 2017 que, no âmbito do programa municipal “Desporto para Todos”, a prática de Boccia tem sido incentivada junto dos utentes seniores.

Na altura, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entregou kits para a prática de Boccia a todas as Instituições do concelho, com a valência de idosos e de apoio à deficiência, da rede solidária e lares privados.

O objetivo era a promoção do desporto para todos, incentivando a prática desportiva junto desta população, de acordo com a política da autarquia no que concerne à promoção da atividade física e de estilos de vida saudável.

Promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, com a parceria das IPSS e apoio da Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND), o projeto “Boccia Sénior” tem vindo a fomentar a prática de atividade física junto deste grupo geracional contribuindo para a promoção da sua saúde e bem estar e da própria modalidade, estando alinhado com a Estratégia Municipal de Envelhecimento Ativo e Saudável que tem vindo a assumir crescente importância na ação da Rede Social.

Neste sentido, é agora também promovido pela autarquia, o Encontro Concelhio de Boccia Sénior que será um ponto de encontro entre os idosos do concelho, praticantes da modalidade, constituindo um exemplo da importância de manter um estilo de vida ativo através da prática desportiva adequada à idade e condição física.

O Boccia – que é praticado, no concelho, a nível competitivo pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Galizes – tem como objetivo colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo (Campo de Boccia).

Não há limite de idade para a prática da modalidade, é um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras.

O Encontro Concelhio de Boccia Sénior é promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através dos pelouros do Desporto e da Ação Social, com o envolvimento da Rede Social/PAASI concelhia e da Santa Casa da Misericórdia de Galizes.

No mesmo dia, em comemoração do Dia Internacional do Idoso, pelas 15H00 nos Paços do Município, será inaugurada a exposição de chapéus do concurso “Chapéus há muitos”, promovido anualmente pela Fundação Aurélio Amaro Dinis, elaborados pelos utentes com recurso a materiais reutilizados e reciclados.