quinta, 01 agosto 2019 13:42

Férias Ativas nas Bibliotecas encerraram na praia fluvial de Alvoco das Várzeas

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais culminaram com um mega encontro onde se reuniram muitos dos participantes neste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é dinamizado pelas Bibliotecas Públicas Municipais.

Após cinco semanas intensas e repletas de atividades, 60 crianças rumaram à praia fluvial de Alvoco das Várzeas, nesta segunda-feira, 29 de julho. Foi um dia repleto de atividades no âmbito das várias áreas trabalhadas ao longo das últimas cinco semanas, e que foram dinamizadas pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais e pelos vários gabinetes da autarquia, do Ambiente e Floresta, do Desporto, da Cultura, da Educação e da Arqueologia.

Na praia fluvial de Alvôco das Várzeas – galardoada com a Bandeira Azul, Bandeira Praia Acessível e Bandeira Qualidade de Ouro – encontraram jogos didáticos, tiro ao arco, atividades relacionadas com a reciclagem, oficinas de expressão plástica e musical, e muita animação e brincadeira que culminaram com os refrescantes mergulhos no rio Alvôco.

De referir ainda que, uma vez que a iniciativa foi inserida nas atividades de educação ambiental, dinamizadas no âmbito da Bandeira Azul hasteada nesta praia fluvial, um dos pontos marcantes do dia foi o momento em que os participantes entoaram, em uníssono, a canção “Eu sou um pirata” (inspirado no livro “Roubar ao Mar” de Carmen Zita Ferreira). Um momento presenciado pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que se fez acompanhar pelo seu executivo numa visita ao grupo interagindo com todos os participantes.

Desenvolvido durante cinco semanas, o programa ocupacional Férias Ativas 2019 mobilizou 180 participantes, entre os 6 e os 13 anos, nos vários grupos inscritos na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. De referir ainda que também as crianças que frequentam o ATL da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital participaram em atividades nas Bibliotecas. Durante vários dias da semana, mais de meia centena de crianças, deslocaram-se aos equipamentos municipais para requisitar livros, jogar jogos de tabuleiro, assistir a filmes, e participar nas animações de leitura bem como nas atividades no exterior desenvolvidas nas outras áreas.

Promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital, as Férias Ativas visam proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, desportivo, cultural e lúdico, no período de férias escolares de Verão e implementar respostas ao nível da ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos. Assim, são dinamizadas atividades em áreas como a Cultura, Arqueologia, o Ambiente/Floresta, o Desporto e Património, não descurando a importância dos hábitos de leitura e o gosto pelo livro, pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais com a colaboração dos técnicos do Município das diferentes áreas e a colaboração de outras entidades do concelho.