quinta, 27 junho 2019 16:20

Oliveira do Hospital recebe o III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação

Na próxima segunda-feira, 1 de julho, o Município de Oliveira do Hospital é anfitrião do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, a partir das 9H30 no salão nobre dos Paços do Município.

O Encontro reúne vários oradores num momento de partilha e reflexão sobre estas temáticas e constituiu o encerramento da programação da iniciativa “Junho: mês da Igualdade @Oliveira do Hospital” que tem vindo a decorrer desde o início de junho com o objetivo de colocar no centro da agenda pública a promoção da igualdade de género e o combate à discriminação de género e às diversas formas de violência.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o vice-presidente José Francisco Rolo e a Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Serra darão as boas vindas a todos os participantes num momento onde é esperada a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro.

Seguir-se-á a conferência de abertura sobre a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018- 2030 “Portugal + Igual” e o papel dos municípios na Promoção da Cidadania e Igualdade por Rosa Oliveira e Nuno Gradim, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Após um breve momento cultural com o Projeto Guitarra Inclusiva (Equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável e Arcial), serão apresentadas as “Boas Práticas na área da Igualdade, com moderação do jornalista Paulo Leitão.

Neste painel serão abordados os “planos municipais para a Igualdade: sucessos, oportunidades, constrangimentos e desafios para o futuro” com os contributos dos municípios da Figueira da Foz, da Lousã, de Oliveira do Hospital, e do plano intermunicipal de Belmonte, Covilhã e Fundão.

À tarde, após o “Mini-concerto para olhos vendados – 8 anos de igualdade em Oliveira do Hospital”, os trabalhos prosseguem com um segundo painel dedicado ao tema “Violência de Género: conhecer, prevenir e responder” moderado por Sandra Silvestre, coordenadora de projetos sociais e formadora em Igualdade de Género.

Margarida Teixeira e Ana Teresa Dias da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Respostas, falarão sobre “Prevenção de violência de género nas escolas – Projeto Art’Themis” e “Violência no Namoro – Apresentação de resultados do estudo de 2019 e análise comparativa”; e será ainda apresentada a Associações “Mulher século XXI - Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres”.

O III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação encerra com a exibição do documentário “Mulheres do Meu País”, de Raquel Freire, um filme-retrato sobre a condição da mulher portuguesa no séc. XXI.

A participação é gratuita podendo ser efetuada inscrição através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do gabinete de Ação Social e Saúde do MOH pelo telefone 238 605 260.