quarta, 29 maio 2019 13:52

Oliveira do Hospital aprova o Plano de Ação do CLDS 4G

Oliveira do Hospital, em sede de reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), aprovou o Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) com que o Município de Oliveira do Hospital foi contemplado.

Este programa, do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, será desenvolvido no triénio 2019/2021 e tem como entidade coordenadora local a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural Vale do Cobral, cuja escolha coube ao Município.

Tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 540 mil euros, o CLDS4G será desenvolvido durante 36 meses por uma equipa constituída por quatro técnicos.

Refira-se que para além do Plano de Ação deste programa, também a entidade coordenadora local e o respetivo coordenador da equipa foram aprovados, por unanimidade, em sede do CLAS.

O concelho de Oliveira do Hospital foi dotado com dois dos quatro eixos de intervenção contemplados por esta nova edição do programa, a saber: promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa (eixo 3); e auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários (eixo 4).

Com base nestes eixos foi então elaborado o Plano de Ação, de acordo com a legislação que suporta o programa CLDSC4G, e ainda alicerçado no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social da Rede Social para 2019-2022.

O instrumento de trabalho, que será agora apreciado pela tutela ministerial, aponta entre outros aspetos, os eixos de intervenção e as ações a desenvolver bem como a caraterização dos destinatários a abranger por ação.

Tendo uma entidade coordenadora local e ainda entidades locais executoras, as ações a dinamizar, tendo por base aquelas que são as diretrizes do programa, passarão por ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas; que combatam a solidão e isolamento ou até de desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para a população envelhecida.

No eixo 4 têm particular relevo, entre outras, ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território; e o desenvolvimento de instrumentos facilitadores do acesso das pessoas a serviços de utilidade pública, a nível local, reduzindo isolamento e exclusão social.

José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Solidariedade e Ação Social, refere “o concelho vai ficar dotado de uma equipa multifacetada que permitirá desenvolver uma intervenção que queremos inovadora, próxima das pessoas, e mobilizadora de toda a rede – o CLCS de Oliveira do Hospital pretende ser marcante”.

O Programa CLDS-4G é um instrumento de intervenção social e de combate à exclusão, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com vista à promoção da coesão social dos concelhos objeto de intervenção, nas áreas do desemprego, da pobreza, do envelhecimento e calamidades.

É um programa financiado no âmbito do POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.