segunda, 27 maio 2019 09:03

Município de Oliveira do Hospital volta a dinamizar Programa “Férias + Solidárias”: Inscrições abertas para as entidades

Até 7 de junho, as entidades concelhias podem apresentar a sua candidatura para serem beneficiárias do programa “Férias + Solidárias” que é promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Este programa “Férias + Solidárias” visa a ocupação dos tempos livres dos jovens reforçando a sua participação na sociedade, no período das férias escolares do verão, orientando-os para o desempenho de atividades ocupacionais que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado, permitam o contacto experimental com algumas atividades profissionais e potenciem a capacidade de intervenção, a participação social e cívica, contribuindo para o seu processo de educação não formal.

Podem candidatar-se a este programa de ocupação dos tempos livres dos jovens, as seguintes entidades concelhias: Freguesias; Associações sem fins lucrativos; Entidades diversas de interesse público; e Entidades privadas sem fins lucrativos.

Os projetos devem ser apresentados em formulário próprio, a fornecer pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, contendo: área de ocupação; designação e descrição do projeto e das atividades a desenvolver; local da realização, duração do projeto e horário das atividades; número de jovens a envolver; e a designação do gestor do projeto, responsável pela respetiva execução e acompanhamento dos jovens.

Os projetos são apreciados pela Câmara Municipal de acordo com os seguintes critérios: relevância face aos objetivos do Programa; envolvimento dos jovens na sua conceção e desenvolvimento; estabelecimento de parcerias para o seu desenvolvimento; contribuição para o processo de educação não formal e de cidadania dos jovens.

O programa “Férias + Solidárias” é direcionado a todos os jovens oliveirenses sob a forma de dois programas: “Férias Ocupadas” para jovens dos 14 aos 18 e “Jovem + Solidário” para idades entre os 19 e os 30 que estejam a frequentar o ensino superior.

Posteriormente serão abertas as inscrições para os jovens que deverão candidatar-se tendo em conta as entidades inscritas e os períodos de ocupação que serão de 15 a 28 de julho, e de 29 de julho a 9 de agosto.

As áreas em que este programa vai operar são as seguintes: ambiente e/ou proteção civil; combate à exclusão social e apoio a idosos e/ou crianças; cultura e/ou património; desporto; saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação; e outras de reconhecido interesse municipal.