quarta, 22 maio 2019 09:44

Feira do Livro de Oliveira do Hospital decorre de 26 a 29 de maio

O Município de Oliveira do Hospital promove uma nova edição da Feira do Livro de 26 a 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral (entre as 10H e as 22H).

Nestes quatro dias, o certame irá proporcionar várias atividades que complementam a oferta das livrarias e papelarias da cidade que marcam presença bem como das diferentes editoras representadas.

Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público específico, proporcionando-se atividades direcionadas num claro incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural proporcionada pela programação do certame. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as bancas presentes irão praticar um aliciante desconto de 20%.

A abertura e inauguração oficial acontece domingo, às 14H30, dia dedicado à Literatura Oral e Tradicional e durante o qual será promovido um encontro de escritores/autores concelhios.

Francisco Moita Flores é o autor convidado que apresentará o seu recente livro “O Mistério Caso de Campolide” no dia inaugural que será também de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen através de uma exposição biográfica multimédia e dramatização do seu conto “Retrato de Mónica”.

Atuação da Tuna Penalvense e da Banda STIV complementam a programação do dia. No dia seguinte, 27 de maio, a programação é dedicada aos alunos do 2.º e 3.º CEB e do Secundário que abre com a dramatização do conto “Retrato de Mónica”, encenação de José Carlos Completo e representação pela equipa das Bibliotecas Públicas Municipais.

Alunos dos cursos da Eptoliva vão dinamizar várias iniciativas como leitura de poemas de Camões; textos da poetisa Sophia; e exposição “Fotografar a Ler”.

Entidades como a Biblioteca Municipal da Sertã (“Manifesto Anti-Leitura” de José Fanha e “Auto da Vida e da Morte” de António Aleixo); a Quinta S. José Residência Sénior (peça de teatro “Abram alas para a alegria”); e várias IPSS concelhias vão também dinamizar diversas atividades.

“Dia 15” é o livro do dia, uma edição da Rádio Boa Nova, cuja apresentação decorrerá pelas 15H00. Destaque ainda para o showcooking “Cozinha Sustentável – Poupar mais Comer melhor” com o chef João Quaresma, no âmbito do Dia da Gastronomia Portuguesa, e a final do Concurso de Leitura em Voz Alta, com alunos do AEOH (20H30).

No dia dedicado ao 1.º CEB (28 de maio) marcará presença a autora Carmen Zita Ferreira que fará uma leitura encenada do seu livro “Roubar ao Mar”.

Numa programação pensada para os mais novos haverá ainda “Livros em Movimento” com jogos tradicionais com livros; a “Melodia das Letras” pelas Bibliotecas; hora do conto e ainda a inauguração da exposição dos trabalhos realizados no âmbito da AEC “Oficina do Território”.

Ao final da tarde, sessão de entrega dos diplomas do Centro Qualifica do AEOH e um showcooking para crianças com a colaboração da Arcial.

Às 20H30, os autores concelhios Alice Gouveia, Lucinda Maria e Rodrigues Gonçalves juntam-se numa mesa redonda para apresentar os seus mais recentes livros, seguindo-se a atuação do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.

O último dia da Feira do Livro é dedicado ao pré-escolar e a escritora Carmen Zita Ferreira fará a leitura encenada da sua obra “Dois Dedos de Conversa”.

Jogos tradicionais “Livros em Movimento; hora do conto com “Estórias de Encantar” com a colaboração da Biblioteca Municipal de Cascais e a exposição “Brinquedos com materiais reciclados”, elaborados pelos pais/encarregados de educação da Casa da Obra farão certamente as delícias dos mais pequeninos.

Destaque ainda para o Clube de Leitura em Voz Alta infantil - Vem brincar ao teatro com José Carlos Completo e a oficina de expressão plástica infanto-juvenil a cargo de Rosalinde Shön. Um showcooking com o Restaurante Olea do Museu do Azeite e respetiva apresentação do livro “O Azeite a Oliveira ao longo do tempo”; atuação do grupo Cantares Melodias do Campo, e a realização da 2.ª caminhada “O que nos liga”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro” (20H30) completam a programação deste último dia do certame.

Ao longo dos quatro dias, destaque para as diversas oficinas experimentais para crianças e famílias, jogos de tabuleiro, oficinas temáticas, pinturas faciais e modelagem de balões, momentos de animação de rua, serviço de cafetaria, entre outros, que complementam a programação da Feira do Livro.

Programa completo e detalhado em: https://issuu.com/municipiodeoliveiradohospital/docs/feira_do_livro_programa_2019_issu