segunda, 01 abril 2019 18:18

Oliveira do Hospital implementa projeto inovador no 1.º Ciclo de Ensino Básico

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve esta terça-feira, dia 26 de março, no Município de Oliveira do Hospital para participar na sessão de apresentação pública da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) “Ensinar É Voar”, a desenvolver no âmbito do programa Parcerias para o Impacto Social.

O projeto está a ser implementado em três turmas do 1.º ano do 1.º CEB que foram alvo de visita por parte do governante acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino; da vereadora da Educação, Graça Silva; diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira e da restante equipa da direção; e de José Francisco Rolo, na qualidade de elemento da direção da ADIBER, entidade promotora do projeto.

O projeto “Ensinar É Voar”, que tem como investidor social o Município de Oliveira do Hospital, é financiado pelo Portugal Inovação Social que comparticipa 70% do investimento total do projeto, na ordem dos 245 mil euros.

Considerado um modelo pedagógico inovador, “Ensinar é Voar” aposta na introdução de novas dinâmicas no ensino e na aprendizagem, visando o combate ao insucesso escolar, como foi apresentado pela dupla Clara Ramos e Patrícia Figueiredo da Equipa Líder da IIES/ADIBER.

Um projeto transformador com a duração de três anos que valoriza o perfil do aluno bem como o ensino e conhecimento e que conta com a elevada motivação dos professores e alunos das três turmas onde está a ser implementado.

Como assinalou o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino, trata-se de “um modelo pedagógico muito interessante” que vai funcionar de forma “experimental nestas três turmas do 1.º ano”, aproveitando para frisar as várias apostas que a Câmara Municipal tem concretizado em diferentes programas de apoio à educação e ao sucesso escolar, como o “Escola Feliz” ou a “Oficina do Território”.

Também o secretário de Estado da Educação, João Costa considerou que a “escola deve cumprir a sua função de elevador social” e ser um local de transformação, combatendo o insucesso escolar, objetivo central deste projeto.

“Este é um projeto para os alunos” que junta várias entidades em parceria, afirmou Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, e que permitirá “implementar novas dinâmicas no ensino” alinhadas com as exigências atuais porque a “escola, hoje, tem de ser inovadora e criativa”.

Partilhando as palavras dos interlocutores, também a vereadora da Educação, Graça Silva, reforçou que a “preocupação é o sucesso dos nossos alunos”, para o qual contribuirá este novo projeto inovador, “Ensinar É Voar” que tem como entidade promotora, a ADIBER.

José Francisco Rolo, da direção desta associação, frisou, “é um projeto integrador pensado para os alunos, para os professores e para valorizar a escola pública”. “Isto é criar inovação a partir do interior do país, a partir de Oliveira do Hospital. É um exemplo de integração de parceiros. Estamos a inovar a partir do interior para o resto do país”, rematou.