segunda, 21 maio 2012 14:27

ANO EUROPEU DO ENVELHECIMENTO ATIVO E DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES 2012

O ano de 2012 é o “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações” e pretende promover a vitalidade e a dignidade de todos. Segundo a Decisão N.º 940/2011/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 14 de Setembro de 2011, "o objectivo global do Ano Europeu é facilitar a criação de uma cultura de envelhecimento ativo na Europa, baseada numa sociedade para todas as idades".

Inserida nas Comemorações do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, a Rede Social de Oliveira do Hospital realizou na passada quinta feira, dia 17 de maio, o Encontro Sénior 2012, coincidente com a comemoração do Dia da Espiga, no Santuário de Nossa Sra. das Preces, em Vale Maceira, Aldeia das Dez.

Este Encontro Sénior, que há vários anos possibilita a reunião dos idosos do concelho, utentes das valências de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar de Idosos das várias IPSS’s e estruturas lucrativas locais, contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e da Vereadora do Pelouro da Cultura, Graça Silva,  integrou a celebração de Eucaristia, almoço convívio e  animação musical ao longo de todo o dia, protagonizada, inclusivamente, por utentes das Instituições presentes, nomeadamente alguns tocadores da Tuna de Santo António do Alva.

Do programa de iniciativas que a Rede Social irá dinamizar ao longo de 2012, para comemoração deste “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, fazem parte, ainda, um conjunto de Encontros Intergeracionais a realizar em vários pontos do concelho, comemorativos de datas diversas, e que pretendem juntar “avós” e “netos” das Instituições concelhias.

O primeiro Encontro teve lugar na Casa Museu da Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral, no dia 18 de maio (sexta feira), e comemorou o Dia Internacional dos Museus, bem como o Dia do Abraço, reunindo crianças e idosos da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Obra D. Josefina da Fonseca, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia e Centro de Desenvolvimento Sócio-Cultural de Penalva de Alva, contando com a presença do Vereador do Pelouro da Solidariedade e Ação Social, José Francisco Rolo. Do programa deste Encontro, fez parte uma visita ao Museu, almoço e lanche convívio e animação musical com as atuações do Grupo de Cavaquinhos do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital e das crianças da FAAD e Obra D. Josefina da Fonseca.