segunda, 15 janeiro 2018 15:41

Município de Oliveira do Hospital realiza 5ª edição da Gala do Desporto

O Município de Oliveira do Hospital (MOH) realiza na próxima sexta-feira, às 21h00, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, a 5ª edição da Gala do Desporto.

Com esta gala anual, o MOH pretende prestar uma homenagem de reconhecimento ao trabalho dos agentes desportivos que, na época transata, contribuíram decisivamente para a projeção do desporto no concelho de Oliveira do Hospital.

Na edição deste ano, que contará com a participação, enquanto apresentadores, do conhecido humorista Pedro Alves e da oliveirense Ângela Cunha, vão ser atribuídos 15 prémios, nas seguintes categorias:

Treinador do ano (formação); Atleta do ano (formação); Atleta Jovem Revelação do Ano – um prémio que distinguirá 9 jovens desportistas –; Equipa do ano (formação); Treinador do ano (sénior); Atleta do ano (sénior); Equipa do ano (sénior); Dirigente do ano; Evento desportivo do ano; Prémio Dedicação; Clube/Associação Desportiva do ano; Prémio Reconhecimento; Prémio Carreira; Prémio Memória e, por último, o Prémio Prestígio.

Nesta Gala – sempre aguardada com grande expetativa – serão distinguidos ainda os agentes desportivos que têm vindo a ser reconhecidos pelo executivo municipal, nas reuniões camarárias, através de votos de reconhecimento público.

A atribuição das distinções resultou de um processo de avaliação e seleção da responsabilidade de uma comissão de avaliação constituída por elementos de clubes federados do concelho e de dois convidados, que ficaram responsáveis pela apresentação das propostas, discussão e votação.

Este ano, o público voltou novamente a ser desafiado – através dos canais de comunicação do MOH na internet – a fazer as suas próprias propostas às categorias definidas pela comissão de avaliação.

Atualmente, o Município de Oliveira do Hospital tem mais de 700 jovens atletas – maioritariamente com idades inferiores a 18 anos – que se encontram distribuídos por 15 modalidades desportivas federadas.

Sublinhando que Oliveira do Hospital se vem afirmando como um concelho de referência ao nível do dinamismo desportivo e do grande ecletismo que carateriza a prática desportiva, o Vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, considera esta gala como uma homenagem que se impõe todos os anos, aos que, de uma forma ou de outra, contribuem de maneira especial para o prestígio do desporto no concelho.

Na ótica daquele vereador, o desporto tem um papel cada vez mais importante na sociedade e é um meio privilegiado de transformação dos praticantes, pelo que conforme observa, todos os clubes e todas as modalidades, assumem uma importância de relevo no incentivo da prática desportiva e da adoção de hábitos saudáveis.

No salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, que este ano acolhe este evento pelo facto de a Casa da Cultura César Oliveira se encontrar em obras, vai entretanto ser inaugurada – antes da abertura da gala – uma exposição fotográfica que retrata os “Eventos desportivos do Concelho”. A exposição estará posteriormente patente ao público de 21 de janeiro a 15 de fevereiro na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.