domingo, 04 novembro 2018 20:51

Concerto de Reis em Oliveira do Hospital

No próximo domingo, 6 de janeiro, o Município de Oliveira do Hospital promove mais um Concerto de Reis.

O espetáculo terá lugar na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, com início às 16H00. O concerto que assinala o Dia de Reis terá a participação de Beatriz Neto, do Coro Infanto Juvenil de Sant'Ana e do Coro Infantil da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Será um momento marcado por canções e cantares tradicionais associados ao Dia de Reis, que assinala também o término da quadra natalícia e mantém viva a tradição do Cantar de Reis.

Neste sentido, a vereadora da Cultura, Graça Silva dirige o convite a todo o público para que assista no próximo domingo a mais um momento cultural de grande significado, como será este Concerto de Reis na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital.

Este tem sido o desígnio e uma aposta do Município de Oliveira do Hospital, nomeadamente através do pelouro da Cultura, que promove e impulsiona iniciativas com a parceria de várias entidades aderentes de todo o concelho, como ranchos folclóricos, grupos culturais e coros, instituições e Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

São exemplos disso o “Cantar das Janeiras na Nossa Terra”, o “Cantar dos Reis na Nossa Terra” e o “Concerto de Reis”.

É neste âmbito que diversos grupos, dos mais novos aos mais velhos entoam os cantares tradicionais seja pelas ruas das aldeias seja no edifício dos Paços do Município, fazendo a anual e tradicional visita de ano novo ao presidente e seus vereadores da autarquia.

Foi o que aconteceu no dia 2 de janeiro, com a visita do Rancho Folclórico da Ass. Cultural e Recreativa de Lagares da Beira e do Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira à Câmara Municipal para cantar as janeiras ao executivo, que agradeceu e dirigiu votos de bom ano a todos os elementos.

Estas iniciativas pretendem, por um lado, dar visibilidade ao importante trabalho dos grupos etnográficos e culturais do nosso concelho que contribuem para preservar as tradições populares e culturais enraizadas no seio das suas comunidades, e por outro, incutir nos mais novos a importância para a preservação e continuidade destas tradições ancestrais e únicas da Beira Serra.

De referir ainda que a iniciativa “Cantar as Janeiras na Nossa Aldeia” tem vindo a ser dinamizada desde o primeiro dia do ano prolongando-se também até domingo, dia 6 de janeiro, com os participantes a percorrerem as suas terras, dirigindo votos de próspero ano novo, através de quadras simples como dita a tradição.

A iniciativa acontece em várias localidades como Andorinha, Alvoco das Várzeas, Ervedal da Beira, Vila Franca da Beira, Lagares da Beira, Penalva de Alva, Oliveira do Hospital, Lagos da Beira, Lajeosa, Nogueira do Cravo e Seixo da Beira, com o envolvimento dos grupos culturais do concelho, a saber: Rancho Folclórico Estrelas da Manhã; Grupo de Cantares As Cotovias do Alvoco; Rancho Folclórico Rosas de Vila Franca; Rancho Folclórico da Ass. Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira; Tuna Recreativa Penalvense; Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical; Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo; e Rancho da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira.