sexta, 16 novembro 2018 15:13

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

O Município de Oliveira do Hospital vai, à semelhança dos anos anteriores, fomentar o empreendedorismo jovem assumindo-se como parceiro no desenvolvimento do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” da Região de Coimbra no presente ano letivo 2018/2019.

Trata-se de um projeto desenvolvido pela CIM Região de Coimbra em colaboração com os seus municípios constituintes, e que é dirigido aos alunos do 1.º e 3.º CEB e ainda aos que frequentam o ensino secundário e profissional.

Como assinala a vereadora com o pelouro da Educação, Graça Silva, a autarquia aceitou o convite para “continuar a investir neste projeto que tem tido bastante relevância no que diz respeito à criação do espírito empreendedor nos mais jovens”.

Um programa que vai ser desenvolvido pelo sexto ano consecutivo e que tem vindo a implementar novidades, nomeadamente o alargamento aos vários níveis de ensino permitindo trabalhar o espírito empreendedor junto de diferentes faixas etárias.

Para além da promoção de diversas iniciativas dirigidas aos vários níveis de ensino, no presente ano letivo 2018/2019, o “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” apresenta mais algumas novidades como a designação de um embaixador por escola para representar os alunos, à semelhança do que já acontecia com o embaixador dos professores envolvidos no programa.

Os alunos do 1.º e do 3.º CEB vão trabalhar o empreendedorismo com base na dinamização das atividades “A Aventura do Gaspar e da Inês” e “Expo Empresas”, respetivamente. Já no que respeita aos alunos do ensino secundário/profissional, à semelhança dos anos transatos, são desafiados a participar num concurso de ideias de negócio, a nível municipal e intermunicipal.

Trata-se de um programa que confere visibilidade aos alunos e aos projetos empreendedores que desenvolvem, com a orientação dos seus professores, seja no 3.º CEB seja no secundário/profissional.

Refira-se que no concelho de Oliveira do Hospital tem-se registado a ativa participação dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva, cujos projetos vencedores dos concursos municipais de ideias de negócio têm vindo a ser premiados também nas finais intermunicipais e até mesmo nas finais inter-regionais.

Facto que é sublinhado pela vereadora da Educação, por conceder visibilidade e notoriedade aos alunos de Oliveira do Hospital e respetivas escolas no seio onde as ideias de negócio são germinadas e ganham corpo.

Graça Silva destaca ainda “a importância do apoio da CIM Região de Coimbra aos jovens empreendedores na continuidade de alguns projetos vencedores, sendo que no caso de Oliveira do Hospital, também a BLC3 tem sido uma mais valia não só na apresentação dos projetos como na sua continuidade”.

Numa altura em que se ultimam cronograma e iniciativas a desenvolver no âmbito do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”, a responsável pela Educação na autarquia oliveirense desafia “os jovens alunos, professores e escolas a inscrever-se no programa para se conseguir ter o maior número de turmas participantes e a desenvolver as competências necessárias para o séc. XXI e que se enquadram no perfil empreendedor”, contribuindo também para a promoção da cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento e crescimento concelhio e regional.