quarta, 14 novembro 2018 14:59

Subida Épica Ponte das Três Entradas – Colcurinho realiza-se no próximo domingo

O “Angliru” português, como já alguém lhe chamou. São 18 km de constante subida entre a Ponte das Três Entradas, onde os rios Alva e Alvoco se unem, até aos 1.230 m do Monte do Colcurinho, numa das mais espectaculares Subidas Épicas do nosso país.

É este o palco da 1ª Cronoescalada - Subida Épica do Colcurinho que se vai realizar no próximo dia 18 de Novembro, com a partida da Ponte das Três Entradas agendada para as 10h00 e a chegada ao Colcurinho, pelas 12h00.

Trata-se de um evento de Bicicleta de Estrada numa das mais bonitas e desafiantes “Subidas Épicas Aldeias do Xisto”.

No próximo dia 18 de Novembro o momento será portanto de festa e de desafio, com uma Cronoescalada em formato de partida em linha, aberta a todos os atletas que competirão com os amigos e desconhecidos, mas sobretudo lutarão contra o tempo, numa competição salutar que terminará bem no alto, aos 1.230 m de altitude, numa varanda privilegiada sobre a Serra da Estrela, e de onde se avista uma das mais belas paisagens de Portugal. As Aldeias do Xisto e o Município de Oliveira do Hospital serão os promotores deste evento contando com a organização da Ultra Spirit, responsável pelo projecto das Subidas Épicas, em parceria com a Secção BTT Lazer da ARCC de Oliveira do Hospital.

A prova disputa-se numa manga única, aberta a todos os participantes, e onde serão apurados os vencedores.

Estas subidas são equipadas com sinalética permanente que dão aos ciclistas e demais utilizadores a indicação da distância ao cume, da altitude e da inclinação no próximo km, tornando-se assim pistas de treino permanentes para quem faz do ciclismo o seu desporto favorito, sobretudo para os apaixonados pela montanha, que assim podem vir em autonomia, com os seus amigos ou sozinhos, ultrapassar estes desafios voltando depois para bater sucessivamente os seus records.

Bicicletas Elétricas – Classe de Exibição

Na edição deste ano, o evento conta com uma novidade, que consiste na participação de bicicletas elétricas de motor com potência limitada a 250 W, num contexto de exibição sem caráter competitivo.

Desafio Strava

Porque a Subida Épica do Colcurinho é um desafio permanente, no dia da Cronoescalada a organização vai premiar o atleta e a atleta que liderarem o ranking masculino e feminino no STRAVA. Com a realização deste tipo de eventos, o Município de Oliveira do Hospital pretende promover o território através de uma nova oferta desportiva: o ciclismo em alta montanha, reforçando também a sua política de promoção do desporto para todos e a divulgação do património natural e edificado.

+ INFORMAÇÃO