quarta, 17 outubro 2018 15:47

Aldeia das Dez promove mais uma edição da Festa da Castanha

Aldeia das Dez prepara-se para a XVI Festa da Castanha que se realiza no próximo fim de semana, dias 20 e 21 de outubro, e coloca no centro das atenções este saboroso produto endógeno.

Neste ano, o certame assume particular importância, como sublinha o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, Carlos Castanheira, por ser a primeira após os incêndios que devastaram o concelho no ano passado, representando por isso também um sinal de renascimento de toda a freguesia.

Com uma forte aposta na organização e nos expositores, que se esperam em maior número relativamente a edições anteriores, a Festa da Castanha irá garantir ao longo do fim de semana, muita animação cultural, atividades desportivas, mostra de artesanato, a melhor gastronomia e os produtos locais de qualidade.

O programa inicia na noite de sábado (20 de outubro), no centro desta aldeia miradouro que é a entrada norte para a Rede das Aldeias do Xisto, com um programa cultural composto por atuações musicais, inauguração da exposição de fotografia do concurso “A Castanha em Oliveira do Hospital” e o tradicional magusto noturno.

Já no domingo, a XVI Festa da Castanha muda de palco, ocupando o Santuário N. Senhora das Preces, em Vale de Maceira, espaço de beleza ímpar onde haverá atuações de vários grupos do concelho e da região, animação de rua, e a realização da prova desportiva III Trail Colcurinho. Ponto alto deste programa é a recriação etnográfica do magusto tradicional aberto a todos os visitantes a meio da tarde de domingo, sendo que o certame apresenta também algumas novidades nesta edição.

Destaque para os imperdíveis show cookings para crianças (11H30 e 15H30) e a visita pedagógica ao Santuário (10H) bem como para as oficinas dirigidas às crianças e famílias “Da Castanha ao Castanheiro” (10H e às 14H30) que compreendem três vertentes – a Exposição “Conhecer as árvores, compreender a floresta”; Hora do Conto com leitura da história “A Aventura da castanha e do medronho” e “Semear para Crescer” com sementeira de uma castanha.

O autarca Carlos Castanheira sente que esta edição “tem uma importância especial para nós” enquanto momento de valorização da “autenticidade, da nossa terra”, do turismo de natureza e solidário para com uma freguesia que renasce a cada dia.

Por essa razão, a aposta “num programa de festa mais valorizado, com artistas conceituados e também com a prata da casa, com o que é genuíno com as músicas do nosso povo tocadas pelas gentes do nosso concelho”.

O convite “é vir experimentar, vivenciar, num espaço fantástico” porque “vir é também ajudar”, sendo que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, parceira na organização do certame, vai distribuir um castanheiro, até um máximo de um milhar, aos visitantes da 16.ª Festa da Castanha, com o objetivo de cada visitante levar um castanheiro para ajudar a reflorestar o concelho com uma espécie autóctone.