terça, 16 outubro 2018 16:30

III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

No próximo domingo, 21 de outubro, realiza-se a 3.ª edição do Trail Colcurinho, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e das Aldeias do Xisto, com a parceria do Clube Atlético de Oliveira do Hospital e organização técnica da We Run.

A prova decorre entre as 9H00 e as 17H00 horas e está integrada na Taça de Portugal – Sky 2018, no âmbito da atividade skyrunning, que consiste em corrida pedestre essencialmente de montanha, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e faz parte do Circuito Distrital Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

Composto por três provas - Trail K25+, Trail K12 e caminhada de 12 quilómetros – o III Trail do Colcurinho acontece no fim de semana em que a freguesia de Aldeia das Dez é palco da XVI Festa da Castanha (dias 20 e 21 de outubro) que celebra a autenticidade do mundo rural em torno deste produto endógeno.

A partida e a chegada estarão instaladas no mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, Vale Macieira, na freguesia de Aldeia das Dez, onde os participantes encontrarão muitas atrações para recuperarem do esforço das provas, nomeadamente o tradicional magusto à moda antiga.

O percurso, devidamente balizado e marcado, segue por trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos e single tracks, em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.

O III Trail Colcurinho visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural, nomeadamente deste território das Aldeias do Xisto, marcado por paisagens únicas e conta, nesta edição com o apadrinhamento de Luís Mota, ultra maratonista, e de Carla André, considerada a rainha das areias.

Ano após ano, apenas com um interregno no ano transato devido aos incêndios, a prova tem vindo a atrair a atenção dos participantes, contando com mais de uma centena de inscritos, nacionais e estrangeiros, que irão percorrer locais únicos com a autenticidade do mundo rural, sempre com vista para a Serra da Estrela.

Com a promoção do Trail do Colcurinho, o Município de Oliveira do Hospital visa incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, promover o turismo de natureza através do valiosíssimo património natural e paisagístico dos territórios de montanha. As inscrições no evento, com brindes de boas-vindas para todos os participantes, podem ser efetuadas online até 19 de outubro, em www.werun.pt, ou presencialmente no dia da prova. A

correr ou a caminhar venha vivenciar!