sexta, 12 outubro 2018 15:53

Município de Oliveira do Hospital realiza sessão evocativa em memória das vítimas do incêndio de 15 de outubro de 2017

Na próxima segunda-feira, quando se assinala um ano dos trágicos incêndios de 15 de outubro, o Município de Oliveira do Hospital presta homenagem a todas as vítimas através da realização de uma sessão evocativa.

A sessão é aberta a toda a população, e terá lugar no salão nobre dos Paços do Município, pelas 18H00. Na ocasião, para além da abertura da exposição fotográfica “365 Dias a Renascer” que ficará patente no edifício da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, decorrerá a apresentação pública do projeto do “Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios”.

Durante o dia em que se assinala um ano da maior tragédia da história do Município de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino efetuará –entre outras iniciativas – diversas visitas a empresas afetadas pelos incêndios e que se encontram em recuperação, assim como às habitações permanentes reconstruidas e, ainda, ao Centro de Recria de Borregas Serras da Estrela, instalado na Ancose.

No final do dia, na próxima segunda-feira, os sinos tocarão durante um minuto por todo o concelho, em memória das 13 vítimas mortais.

Serão também celebradas missas, nas igrejas matrizes em Oliveira do Hospital, Nogueira do Cravo e São Gião (numa organização da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital), bem como no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (organização daquela corporação).

Às 19H45, simbolicamente, será colocada uma vela e uma coroa de flores junto à Igreja Matriz de Oliveira do Hospital.

De referir ainda que Oliveira do Hospital estará no centro da atenção mediática, tendo alguns órgãos de comunicação social nacionais escolhido o concelho para efetuar emissões especiais e debates informativos.

É o caso da Radio Antena 1 que fará uma emissão especial durante a manhã de 15 de outubro, entre as 7H e as 14H, a partir de um estúdio montado no café Jardim.

O presidente da autarquia será entrevistado entre as 8H e as 8H30. Já no período da tarde, também o Correio da Manhã (CM) vem até ao Município de Oliveira do Hospital para realizar uma conferência, no âmbito da iniciativa "CM NÃO ESQUECE! Juntos contra os incêndios".

A sessão aberta ao público, tem início às 15H, no auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital; do presidente da Ass. De Vítimas do Maior Incêndio de sempre em Portugal, Luís Lagos; do empresário da carpintaria Brito&Brito, Fernando Brito; do professor universitário, Eduardo Cintra Torres; e do diretor geral editorial do CM, Octávio Ribeiro.

A moderação é de José Carlos Castro, diretor adjunto do CM e CMTV. Entre as 9h00 e as 21h00, uma vasta equipa da RTP estará também instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, de onde será conduzida a emissão nacional da estação pública.