quinta, 04 outubro 2018 09:22

Dia Mundial da Música foi assinalado com concertos em Oliveira do Hospital

Mais de 300 músicos celebraram o Dia Mundial da Música no concelho de Oliveira do Hospital.

O Município de Oliveira do Hospital desafiou os grupos culturais para participarem na comemoração da efeméride que se assinala, anualmente, a 1 de outubro.

Desta forma, 17 grupos culturais acederam ao convite e na primeira noite do mês de outubro respirou-se música um pouco por todo o concelho.

A iniciativa envolveu um total 320 músicos que se fizeram ouvir em 14 localidades do concelho.

Foram 17 pequenos concertos de diferentes sensibilidades musicais que surpreenderam o público na rua pelas aldeias, vilas e cidade.

Nesta grande celebração do Dia Mundial da Música em Oliveira do Hospital foram participantes os seguintes grupos: Rancho Folclórico Cultural Lagares da Beira; Os Amigos de Lagos da Beira - Grupo Musical; Grupo Musical Melodias do Campo; Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca OH; Rancho Folclórico de Santo António do Alva; Grupo de Cantares da Associação da Casa do Povo de Nogueira do Cravo; Grupo de Cantares da Associação Melhoramentos Aldeense; Grupo de Concertinas da Ass. Cultural da Freguesia de Seixo da Beira; Rancho Folclórico Estrelas da Manhã; Rancho Folclórico de Vila Franca; Grupo Melodias E Tradições da Beira Serra; Grupo de Concertinistas Montes Hermínios; Grupo de Concertinistas Sons Tradições Do Alva; Tuna Cantares de Avô; Coral de Sant'Ana; Choral Poliphónico do Alva; Grupo de Concertinas Os Oliveirenses & Amigos.

Foi uma noite de grande celebração da música e da cultura do concelho de Oliveira do Hospital que teve também o objetivo de contribuir para a divulgação e promoção dos grupos concelhios e do seu trabalho na preservação da música e cantares tradicionais, da música erudita ou outros géneros musicais, que é revelador da diversidade dos grupos culturais. Esta foi também mais uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital na promoção da cultura concelhia que, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material.