sexta, 27 abril 2012 14:39

QREN aprova projecto da BLC 3 para valorização da Pêra Passa

O projecto que a BLC 3 – Plataforma de Desenvolvimento da Região Interior Centro candidatou aos fundos comunitários, em 2011, acaba de ser aprovado pelo QREN com um incentivo financeiro de 401,076 mil euros, no âmbito do “Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade”.

O projecto contempla a criação de uma unidade piloto que descasca, desidrata, espalma e embala a Pêra de S. Bartolomeu – também conhecida por Pêra Passa –, bem como outras frutas, automatizando todo o circuito que vai desde a produção até à entrada na cadeia comercial.
Os testes feitos na unidade piloto permitirão, mais tarde, a industrialização desta grande riqueza regional e a sua recuperação para o mercado nacional e internacional.

Numa altura em que o mundo revela uma grande apetência pelos frutos secos, que são altamente valorizados, o objectivo da candidatura da BLC 3 consiste em inovar, com um novo “modus operandi”, e valorizar uma das maiores riquezas regionais da região – a Pêra Passa – que quase desapareceu por falta de investimento tecnológico.

De acordo com um estudo publicado pela então Direcção Geral dos Serviços Agrícolas, em 1930, só no concelho de Oliveira do Hospital – o principal solar da Pêra Passa – produziam-se 90 toneladas daquele fruto. Hoje, num processo que continua a recorrer a métodos ancestrais, produzem-se "meia dúzia" de toneladas.

A principal zona de produção dos frutos da Pereira de S. Bartolomeu situa-se nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Seia e algumas freguesias dos concelhos de Viseu, Nelas, Gouveia, Mangualde e Santa Comba Dão.