quarta, 18 julho 2018 14:53

ExpOH 2018 abre portas a 21 de julho e promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas este sábado, dia 21, às 18h00, no parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.

Serão nove dias com muita animação, onde não faltam grandes concertos com artistas nacionais bem conhecidos, exposições, gastronomia e artesanato.

No sábado – a primeira noite do certame – a organização oferece um espetáculo grátis com o Grupo AF e, no domingo, as expetativas estarão centradas no concerto da banda Calema, uma dupla formada por dois irmãos originários de São Tomé e Príncipe que continua a conquistar o público português.

A terceira noite do evento, segunda-feira, é dedicada à Gala Social e constitui um momento de reconhecimento público ao trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Lares privados do concelho, assim como aos seus utentes - crianças, jovens, idosos e cidadãos portadores de deficiência -, colaboradores e famílias.

Na terça-feira, a noite é preenchida pelo concurso Soltem Talentos, que visa descobrir novos valores dando oportunidade aos jovens do concelho (entre os 15 e os 35 anos) de mostrarem as suas aptidões artísticas, numa das seguintes áreas a concurso: Voz/Dramaturgia, Música, Dança e Artes Circenses.

Nos restantes cinco dias de feira, estão agendados cinco grandes concertos: Função Públika (dia 25); Piruka (26); Quinta do Bill (27); Agir (28) e André Sardet que, no domingo (29), subirá ao palco principal do Parque do Mandanelho para o concerto de encerramento desta 9ª edição da EXPOH.

No Parque do Mandanelho, estarão instalados três palcos, por onde passarão também vários artistas locais e grupos culturais concelhios, e os visitantes terão ainda ao dispor a habitual área dedicada à gastronomia com várias tasquinhas e bares, onde a animação com vários Dj´s é garantida.

Com quatro noites grátis (dias 21, 23, 24 e 29), o preço dos bilhetes para os restantes dias varia entre os dois e os três euros, mas a organização do evento disponibiliza um bilhete geral por 10 euros, que proporciona uma poupança de quatro euros.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que nesta edição de 2018, quando estão decorridos cerca de nove meses após a maior tragédia de sempre da história de Oliveira do Hospital – os incêndios de 15 de outubro –, a Câmara Municipal viu-se forçada a reduzir significativamente o investimento na organização deste evento.

“Vivemos tempos difíceis que nos exigem muitos reajustamentos ao nível da governação autárquica”, frisa o autarca.

Afirmando que durante estes nove anos, passaram pelo palco da EXPOH muitos dos melhores artistas da música portuguesa, José Carlos Alexandrino refere que este evento de verão é e continuará a ser um certame de referência na região centro do país, mas também explica que nove anos depois da primeira edição, o certame precisa “obrigatoriamente de dar um salto qualitativo e tem forçosamente que ser projetado dentro de um novo conceito.

Tínhamos esse projeto em mente e mantemos essa ambição, mas depois da tragédia que assolou o concelho, este não é, decididamente, o ano para provocar esse momento de viragem”.

SIGA A EXPOH – FEIRA REGIONAL DE OLIVEIRA DO HOSPITAL no FACEBOOK