segunda, 11 junho 2018 16:30

Município de Oliveira do Hospital comemorou Dia Mundial do Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, o Município de Oliveira do Hospital lançou a iniciativa #AdoptarParaCuidar junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, envolvendo perto de sete centenas de crianças.

A ação, que iniciou na terça-feira prolongando-se ao longo desta semana, foi acompanhada pelos vereadores da autarquia e compreende a plantação de árvores de fruto em todas as escolas do 1.º CEB do concelho de Oliveira do Hospital com a colaboração dos alunos e professores.

No final e após uma breve explicação sobre a importância de cuidar do ambiente, os jovens alunos foram desafiados a #AdotarParaCuidar, ficando responsáveis por cuidar das quinze jovens árvores para que possam dar saborosos frutos em breve.

Uma iniciativa que tem contado sempre com a ativa colaboração dos alunos na plantação das árvores de fruto que, de forma entusiasta são unânimes em considerar estas ações muito importantes para o Ambiente, que nas palavras do pequeno David, de seis anos da Escola de Lourosa, “é um sítio que tem coisas bonitas”.

De forma a envolver ainda mais os alunos, e transmitir-se responsabilidade ambiental, em cada escola foram desafiados a escolher o nome da cada árvore plantada tornando-se assim guardiões do crescimento e manutenção de cada uma das árvores de fruto.

A iniciativa, dinamizada no âmbito dos objetivos dos programas Bandeira Azul, ECOXXI e Agenda 21Local, é mais uma das medidas do Município de Oliveira do Hospital para ir ao encontro dos objetivos da política do Ambiente, através da aposta na sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente.

Note-se que a autarquia, em colaboração com diversos parceiros da sociedade civil, tem assumido uma postura responsável e pró-ativa na valorização do património ambiental e na sensibilização para as questões relacionadas com o ambiente.