quinta, 07 junho 2018 12:07

Alunos do 1.º CEB sobem ao palco da Casa da Cultura César Oliveira

Imagens de Arquivo Imagens de Arquivo

Na próxima sexta-feira, 8 de junho, o Município de Oliveira do Hospital recebe a aventura “No Palco com o Gaspar e a Inês”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do programa de Empreendedorismo nas Escolas.

É no palco da Casa da Cultura César Oliveira, a partir das 21H00, que as três turmas participantes na edição deste ano vão mostrar o seu trabalho final que resulta das atividades propostas no âmbito da “Aventura do Gaspar” e que foi dinamizada ao longo do presente ano letivo.

Após a visita das mascotes Gaspar e Inês no passado mês de janeiro, as mesmas regressam a Oliveira do Hospital no próximo sábado para esta iniciativa “No Palco com o Gaspar” durante a qual serão apresentadas as peças de teatro das turmas participantes.

A saber: “Lenda da Bobadela, atual” (4.º A); “Vamos conhecer o nosso concelho” (1.º B); e “A Menina do Rio Alva” (4.º D).

É desta forma que fica também dado o pontapé de saída para mais uma edição do “Dramatizando”, as Jornadas de Teatro Escolar que estão de volta ao palco da Casa da Cultura César Oliveira.

A primeira sessão acontece já no domingo, 10 de junho, a partir das 17H00. A tarde será preenchida com quatro dramatizações: “A Galinha Medrosa” pelo Jardim de Infância da Bobadela; “Imperador Planeta e os Heróis da Natureza” da turma 1.º C de Oliveira do Hospital; “Coluber Briga” pelo 4.º B de Oliveira do Hospital; e “Tino Tonto” pela encarregados de educação do Jardim de Infância da Bobadela.

O Dramatizando regressa para uma segunda sessão, no dia 15 de junho, às 21H00 também na Casa da Cultura César Oliveira, durante a qual serão apresentadas as peças de teatro: “Os 10 Anõezinhos da Tia Verde Água”, dos 2.º e 4.º anos de Nogueira do Cravo; “Um para Catorze” pelos 2.º e 3.º anos de S. Paio de Gramaços; e “O Dia em que a Floresta Ardeu”, pela equipa das Bibliotecas Públicas Municipais.

As duas iniciativas, “No Palco com o Gaspar e a Inês” e o “Dramatizando, vão contar com o envolvimento de mais de uma centena e meia de participantes, entre alunos do 1.º CEB, pais e encarregados de educação e crianças do pré-escolar, e uma dezena de professores.

De referir ainda que as Jornadas de Teatro Escolar, organizadas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, são uma das atividades anuais mais esperadas pelo público e contribuem para incentivar e desenvolver nas crianças e jovens o gosto pela expressão dramática, para além de valorizar o trabalho e esforço dos professores em cativar e preparar os alunos para este tipo de atividades.