domingo, 10 junho 2018 17:20

Oliveira do Hospital dedica o mês de junho à Igualdade

Imagem de Arquivo Imagem de Arquivo

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género, com um programa diversificado que tem como ponto alto o Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho).

O objetivo é colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital e da região.

Desde 2011 que a autarquia assinala o Dia Municipal para a Igualdade promovendo iniciativas que convidam os munícipes a envolver-se ativamente na prossecução de políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

Este ano, a programação foi alargada, de forma a manter a Igualdade de Género na agenda pública ao longo do mês de junho, e tem início nesta quinta-feira, dia 7, com a realização da tertúlia “Degustação de Leituras”, na Gelataria Il Pecatto às 21H, dedicada ao tema “As três Marias”.

No domingo, dia 10 às 15H, acontece a apresentação do livro “Corpos na Trouxa”, de Shahd Wadi, obra que resulta da tese de doutoramento, desta autora de origem palestiniana, em Estudos Feministas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A sessão tem lugar na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, integrada no seu sétimo aniversário.

É também neste espaço que se encontrará patente a exposição fotográfica “Violências”, a partir de 12 de junho, com trabalhos do curso de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Através do “Cinema para a Igualdade” serão exibidos os filmes “No Intenso Agora”, documentário do realizador brasileiro João Moreira Salles sobre as revoluções na década de 60, e “Al Berto”, de Vicente Alves do Ó, sobre o poeta português, nos dias 11 e 18 respetivamente, às 21H30 na Casa da Cultura César Oliveira.

Na semana seguinte, Oliveira do Hospital acolhe a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas no âmbito da reportagem da revista Visão, sobre os casos das mulheres que viram as suas vidas ceifadas em contexto de violência doméstica.

A exposição tem percorrido o país através do projeto “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, pela mão da iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal promovida pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

A exposição ficará patente no Jardim Oliveira Mano, a partir do dia 18 de junho, e constitui um desafio aos cidadãos para que conheçam esta realidade que é urgente mudar.

O ponto alto das comemorações acontece a 21 de junho, Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital, com a realização de um debate sobre a violência doméstica, com a colaboração da ANIMAR e do projeto “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, no Jardim Oliveira Mano.

Nesse mesmo dia que será inaugurada, nos Paços do Município, a exposição fotográfica que resulta da campanha “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica” que tem desafiado figuras públicas de diferentes esferas da sociedade concelhia e nacional a dar a cara.

A iniciativa visa sensibilizar e consciencializar a população sobre este tipo de violência bem como promover o envolvimento da sociedade num compromisso público para a sua erradicação. O Dia Municipal para a Igualdade culminará com uma largada de balões noturna, no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do programa mOHve-te Verão 2018.

De registar que está também contemplada a participação num programa dedicado ao tema na Rádio Boa Nova e uma ação, em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, de sensibilização para a Igualdade de Género junto do comércio local.

A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através deste projeto, “Igualdade Local: Cidadania Responsável” e da sua proposta de Plano Municipal para a Igualdade de 2017-2020.