quinta, 24 maio 2018 10:17

Feira do Livro de Oliveira do Hospital decorre entre 27 e 30 de maio

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral (entre as 10H e as 22H).

Nestes dias, o certame oferece um programa diversificado de atividades que complementam a oferta das papelarias e livrarias do concelho, e de outras editoras e bancas que estarão presentes no espaço, sem esquecer a banca das Bibliotecas Públicas Municipais com as edições de chancela do Município, aumentando, desta forma, a oferta livreira disponível na Feira do Livro.

A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as bancas presentes irão praticar um aliciante desconto de 20% durante a feira.

Como vem sendo habitual, cada um dos dias da Feira do Livro de Oliveira do Hospital é dedicado a um público específico proporcionando-se atividades direcionadas para que toda a população visite e usufrua da programação e oferta cultural.

Desta forma, o domingo é dedicado à Tradição Oral estando a inauguração agendada para as 15H00, momento em que decorrerá também o encontro de autores concelhios e uma homenagem a Francisco Correia das Neves, autor falecido recentemente e a quem também, à noite, será dedicada uma breve tertúlia, “À Conversa: Francisco Correia das Neves e as suas obras”.

Nessa tarde será também apresentado o livro “A Incerta Viagem” de Isabel Gouveia e decorrerá o showcooking “Viagem Literária da Arcial”.

De referir que as portas do certame abrem nessa manhã, em que decorrerá a iniciativa “78 Caminhadas O Que Nos Liga”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e um showcooking de “Iguarias Africanas” pelos alunos da ESTGOH no âmbito do Dia Internacional de África.

A atuação da Tuna Cantares de Avô, pelas 21H30, encerrará o dia inaugural. No dia seguinte, dirigido ao 3.º CEB/Secundário, o livro em destaque é “A Poesia do Nome” de Maria Viana com a presença da autora e participação dos alunos do AEOH.

Ao longo da tarde, destaque também para a oficina de leitura para adultos, “Crónicas de Viagem de Eça de Queiroz”; a oficina “Dança com Livros”; “Demonstração Gastronómica” pelos alunos do curso profissional de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

Ao início da noite (21H00) acontece a tertúlia “Gomes Freire de Andrade” com o autor Rodrigues Gonçalves e atuação do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital. As crianças do pré-escolar são o centro das atenções no dia 29 de maio, em que poderão assistir à apresentação do livro “Salto, Saltinho, Saltão Contar com Vocação” de Júlio Borges, e presença da contadora de histórias, Inácia Cruz; bem como à dinamização de atividades físicas através da iniciativa “Leitores em Movimento”.

Uma oficina para professores, “Fábula: a importância das narrativas primordiais na formação do leitor literário”; workshops “Crepes com sabor a Livros” e “Brigadeiros” pelos chefs João Quaresma e Fátima Soulier complementam a programação durante a tarde.

À noite, apresentação do livro “Volto Já” de Jorge Manuel Ramos e momento musical. O último dia da Feira do Livro é dedicado aos alunos do 1.º CEB que irão conhecer o livro “O Doutor Grilo” de Carlos Nuno Granja e participar nas atividades “Leitores em Movimento”.

Uma oficina de criação de Livros Miniatura e o showcooking “O Pequeno Chefe – preparação de lanche saudável (ou não?)” com dicas de Fátima Soulier preenchem a tarde.

À noite, o certame acolhe, uma vez mais, a final do Concurso de Leitura em Voz Alta, do AEOH. Ao longo dos vários dias, destaque para as diversas oficinas experimentais para crianças e famílias, pinturas faciais, momentos de animação de rua que complementam a programação da Feira do Livro. As oficinas temáticas obedecem a inscrição prévia.

Consulte o PROGRAMA